As professoras doutoras Algemira Gomes de Macedo e Marly Gondin Cavalcanti Souza, do curso de Letras/Portugu?s e Letras/Ingl?s, respectivamente, do Centro de Ci?ncias Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piau? (CCHL/Uespi), ir?o coordenar simp?sios no XI Encontro Regional de Literaturas, Artes, Saberes da Associa??o Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), vinculada ao Departamento de Teoria Liter?ria e Literatura Comparada da Universidade de S?o Paulo (USP).
Ao todo, ser?o coordenados, por professores doutores de v?rias universidades brasileiras, 52 simp?sios durante o evento, que vai ocorrer em S?o Paulo, no per?odo de 23 a 25 deste m?s. Algemira Macedo vai gerenciar o simp?sio O Lugar das Escritoras nas Hist?rias da Literatura Brasileira dos S?culos XIX e Limiar do XX. Foram aceitas 13 comunica?es, que ser?o apresentadas no decorrer dos trabalhos. ?A presente proposta visa a cotejar as escritoras nas hist?rias da literatura brasileira, vendo suas representa?es, imagens e mem?rias dos s?culos XIX e XX. O objetivo, portanto, ? rastrear o processo de inclus?o e de exclus?o dessas escritoras na historiografia liter?ria brasileira?, informa a professora.
Marly Gondin, por sua vez, ir? coordenar o simp?sio Literatura e M?sica: Leituras e Rela?es Intertextuais, que recebeu 17 comunica?es, as quais ser?o apresentadas ao longo dos trabalhos. ?O simp?sio ? um espa?o para a demonstra??o e discuss?es sobre a presen?a da m?sica na obra liter?ria, refletindo sobre as rela?es que a literatura estabelece com a arte musical na tentativa de ampliar e aprofundar os estudos de literatura comparada?, explica.
Marly Gondin ressaltou, ainda, que a m?sica surge como uma alternativa pr?tica de estudo e de an?lise de obras liter?rias, fundada na rela??o interart?stica, tanto pela capacidade de envolver e seduzir o leitor, na sua dinamogenicidade, como constituindo o ponto de partida para o di?logo entre obras liter?rias diversas, e ainda, refer?ncia inserida no texto liter?rio (intertextualidade).
?O evento tamb?m abre espa?o para experi?ncias de leitura liter?ria pela ?tica das m?sicas vivenciadas no ensino da literatura, seja no ?mbito da literatura oral, seja no ?mbito da musicaliza??o de poemas ou ainda pelas letras de can?es da m?sica popular brasileira que atingem a categoria de poesia?, revela.