Está marcada para a próxima segunda-feira (20), mais uma assembleia geral dos docentes da UFPI. O encontro será realizado em todas as regionais da ADUFPI, localizadas em Teresina, Parnaíba, Floriano, Bom Jesus e Picos. A convocação foi publicada no site da Associação de Docentes da UFPI e assinada pelo presidente da entidade, Mário Ângelo.
Na capital, a assembleia acontece às 8h30, no auditório da ADUFPI. Na ocasião, os professores podem decidir por uma nova paralisação da categoria. Entre as pautas previstas está a avaliação das reivindicações dos docente da UFPI junto à administração superior e o indicativo de paralisação nacional das Instituições Federais de Ensino Superior.
Caso a paralisação seja aprovada na assembleia, os professores devem cancelar as aulas no dia 22, exatamente dois dias após o início do período letivo 2013.1, que já está atrasado por conta da última greve.
No ano passado, a greve dos professores da Universidade Federal do Piauí durou praticamente 4 meses, tendo iniciado em maio e terminado apenas em setembro.
As manifestações aconteceram em todo o país. Entre as reivindicações estavam a reestruturação da carreira docente, considerada pouco atraente e funcional há décadas, e a melhoria nas condições de trabalho.