Na sexta-feira (9), um trágico acidente aéreo envolvendo um avião da Voepass causou a morte de 62 pessoas em Vinhedo, São Paulo. A aeronave, um ATR 72-500, decolou de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP) e transportava 58 passageiros e quatro tripulantes.
Inicialmente, a Voepass informou que havia 61 pessoas a bordo, mas posteriormente confirmou que o número de ocupantes era 62.
SAIBA QUEM ERAM AS VÍTIMas
ELIANE ANDRADE FREIRE
Eliane Andrade Freire era farmacêutica e trabalhava como supervisora de garantia da qualidade na empresa Prati-Donaduzzi, em Toledo (PR). Ela estava a caminho de São Paulo para visitar familiares.
MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA E JOSÉ CLOVES ARRUDA
Maria Auxiliadora, conhecida como Dora, e seu marido José Cloves Arruda, eram moradores de Guaratinguetá (SP). Dora era professora de educação física.
GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
Gracinda Marina Castelo Da Silva, de 47 anos, era pré-candidata a vereadora em Toledo (PR) e professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ela faria aniversário no dia 27 deste mês.
SILVIA CRISTINA OSAKI
Silvia Cristina Osaki, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), era especialista em medicina veterinária. Ela ministrava disciplinas de zoonoses, epidemiologia veterinária e saúde pública.
REGICLAUDIO RODRIGUES DE FREITAS
O empresário cearense Regiclaudio Rodrigues de Freitas era dono de uma empresa de construções em Limoeiro do Norte (CE) e estava em Cascavel para participar de uma convenção.
WLISSES DUTRA DE OLIVEIRA
Sócio de Regiclaudio Rodrigues de Freitas, Wlisses Dutra de Oliveira também estava no voo 2283. O empresário residia no Ceará.
LAIANA VASATTA
Advogada e sócia de um escritório em Cascavel, Laiana Vasatta frequentemente compartilhava dicas sobre direitos dos passageiros em suas redes sociais.
DANIELA SCHULZ FODRA
A fisiculturista Daniela Schulz Fodra estava indo para os Estados Unidos e embarcou no voo da Voepass de Cascavel para Guarulhos. Ela documentou sua jornada nas redes sociais momentos antes do acidente.
HIALES CARPINE FODRA
Hiales Carpine Fodra, marido de Daniela Schulz, também estava a bordo do voo 2283 e faleceu no acidente.
ISABELLA SANTANA POZZUOLI
Isabella Santana Pozzuoli, outra passageira, compartilhou momentos de seu embarque nas redes sociais antes do acidente.
DÉBORA SOPER
Débora Soper, comissária de bordo do voo 2283, era apaixonada pela aviação e frequentemente compartilhava fotos de aviões nas redes sociais.
RUBIA SILVA DE LIMA
Rubia Silva de Lima, também comissária de bordo, era natural de Ribeirão Preto e formada em turismo e assistência social. Ela era conhecida por sua dedicação à profissão.
DANILO ROMANO
Danilo Romano, piloto do voo, trabalhava na Voepass desde novembro de 2022 e foi promovido a comandante em julho de 2023. Ele tinha experiência anterior na Air Astana e na Avianca Brasil.
DEONIR SECCO, SARAH SELLA LANGER, HADASSA MARIA DA SILVA, ANA CAROLINE REDIVO, EDILSON HOBOLD, RAQUEL RIBEIRO MOREIRA E MARIANA BELIM
Esses sete professores eram membros do corpo docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e estavam a bordo do voo 2283.
RONALDO CAVALIERE
Ronaldo Cavaliere, representante comercial de vendas, era natural de Ubatuba (SP) e residia em São Paulo.
RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS E LIZ IBBA DOS SANTOS
Pai e filha, Rafael Fernando dos Santos e Liz Ibba dos Santos, estavam viajando de Cascavel para Guarulhos.
ANTONIO DEOCLIDES ZINI JÚNIOR E KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
Antonio Deoclides Zini Júnior, conhecido como Junior Zini, foi goleiro do Cascavel Futsal e era empresário. Ele estava acompanhado de sua esposa, Kharine Gavlik Pessoa Zini, fisioterapeuta formada em 2001.