Quatro professoras da rede estadual foram consideradas responsáveis, pelo Tribunal de Contas do Estado, pelo uso indevido de dinheiro da merenda de escola de Campos: com a verba, elas compraram passagens para Porto Seguro, cerveja, carvão e carne para churrasco.
Segundo o TCE, entre 2003 e 2004 as professoras ainda utilizaram os recursos para cobrir despesas com táxis e na contratação de planos de saúde e de serviços de telefonia celular. Também emitiram cheques da escola para pagar empréstimos e não fizeram licitações ou pesquisas de preços.
As professoras ? entre elas as então diretora e diretora adjunta ? terão que devolver R$ 137.538 ao estado. A verba havia sido destinada à Associação de Apoio à Escola do Colégio Estadual José do Patrocínio e deveria ser usada na merenda e na manutenção da escola.
A investigação contra as professoras ? Sylvia Elizabeth Peixoto Alves, Maria Heloísa dos Santos Pessanha Gama, Heloísa Helena Barreto Lima Rocha e Flávia Danieli Rodrigues Lima ? foi feita pela Secretaria Estadual de Educação.