Durante visita a Teresina no último final de semana, a secretária executiva da Rede Nacional da Primeira Infância e Diretora Executiva da ANDI – Comunicação e Direitos, Miriam Pragita, visitou duas instituições municipais com foco no bem-estar das crianças: o programa Amor de Tia, situado na zona Norte; e o CMEI Teresa Cristina, no centro da cidade. Sobre o Amor de Tia, Miriam afirma que é um exemplo para o país.
Foi o modo de atuar, o cuidado com mães e crianças, e os resultados satisfatórios do programa que chamaram a atenção de Miriam. “O Amor de Tia é um trabalho sensacional, porque, além de cuidar das crianças, empodera as mães. Eu vi avós ali também, vi famílias reunidas, então é um trabalho fundamental. É um exemplo para o Brasil, sem dúvida nenhuma”, diz.
O Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças: Amor de Tia foi criado há cerca de três anos pela então primeira-dama da capital, Lucy Soares. Hoje deputada estadual, Lucy continua sendo umas das principais entusiastas do programa e acompanhou Miriam durante sua visita. Criado com o objetivo de empoderar as mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade social, o Amor de Tia conscientiza as mulheres sobre seus direitos, oferece cursos de capacitação profissional, ao mesmo tempo que lhes proporciona um espaço de qualidade onde elas possam deixar seus filhos enquanto trabalham. As crianças acolhidas possuem faixa etária de 1 a 2 anos e 9 meses, ou seja, que ainda não possuem idade suficiente para serem matriculadas em uma creche.
Atualmente, a iniciativa é de responsabilidade de Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci). Possui duas unidades, que juntas atendem quase 200 mulheres. A primeira está na zona Norte e a segunda na zona Sul. Devido aos bons resultados e a capacidade de transformar a vida das mulheres, recentemente, a Prefeitura de Teresina anunciou abertura da terceira sede, na zona Sul.
Rede Nacional
Segundo consta no site da RNPI, a rede nacional primeira infância é uma articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância – sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual ou de qualquer outra natureza.
Formada inicialmente por um pequeno grupo de cerca de dez organizações, a RNPI iniciou suas atividades em março de 2007. Hoje é constituída por mais de 200 organizações de todas as regiões do Brasil.