Programa da Equatorial Energia incentiva a cultura do Piauí

A iniciativa contribui no valor da população local e suas tradições, incluindo as mais diversas modalidades de projetos culturais

Secretário de Cultura de Piripiri destaca cultura do município | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Conhecida pelo forte comércio e indústria, com destaque para confecções e processamento de cera de carnaúba, Piripiri também é um importante polo de turismo sendo um dos municípios que englobam o lado piauiense da Serra da Ibiapaba, além do tradicional Açude Caldeirão, e ainda forte destaque na cultura, com talentosos artistas que exaltam e divulgam o Piauí para todo o Brasil.

José de Ribamar da Silva, mais conhecido como Dideka Silva, grande personagem de Piripiri, lembra que o município é um grande exportador de humoristas que tem projeção nacional. “O humor faz parte da cultura de Piripiri, João Cláudio, Amauri Jucá e Dirceu Andrade, são a cara da cultura da nossa cidade e vejo isso de uma forma muito valorosa e importante. Sou muito grato por ser sempre lembrado por eles nas piadas e histórias que contam. Sou imensamente feliz por isso. Piripiri é meu amor maior”, disse.

Secretário de cultura diz que cultura de Piripiri se destaca em todo o estado (Foto: Divulgação)O secretário de Cultura de Piripiri, Marcifran Costa, destacou a importância da cultura desenvolvida no município que se destaca em todo o estado. “A cultura em Piripiri é uma área bem ampla, nós temos artistas de renome nacional a exemplo do João Cláudio Moreno, que representa muito bem a nossa cultura, temos nas artes plásticas a Isadora, além da parte musical, festivais de humor e tantas outras expressões culturais”, declarou.

Quem contribui para fomentar a cultura no município é a Plataforma E+ Cultura do Grupo Equatorial Energia. Alinne Aguiar, consultora de Relacionamento com o Cliente, da Equatorial, detalha que a Plataforma tem o objetivo de contribuir com iniciativas que valorizem a população local e suas tradições, incluindo as mais diversas modalidades de projetos culturais.

“Em 2020, no Piauí, em menos de dois anos de atuação, a Distribuidora investiu mais de R$ 6 milhões no patrocínio de 71 projetos selecionados pelo Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC). Do total de projetos culturais patrocinados pela Equatorial Piauí neste ano, 39 deles são da capital e 32 do interior. A Distribuidora apoia projetos nas áreas da música, teatro, dança, humor, cinema, literatura, artes plásticas, gastronomia, pesquisa e documentação, patrimônio histórico, artístico e ambiental”, afirma.

Pelo primeiro ano Piripiri será palco de eventos culturais patrocinados pela Equatorial Piauí. Por conta da pandemia, alguns projetos que aconteceriam na cidade acabaram não ocorrendo em 2020, como a turnê de comemoração dos 30 anos de carreia de João Cláudio Moreno. Eles tiveram que ser adaptados para lives. Em 2021, turnê de João Claudio Moreno, Projeto Seis e Meia e Humor pelo Piauí.

Outros investimentos

Em Piripiri, para 2021 e 2022 mais de 46 km de rede nova serão instaladas para atender mais de 128 unidades consumidoras com um investimento de aproximadamente R$1.375.196,58. Mais de 29 unidades consumidoras já foram atendidas com investimento de 382 mil reais. Além disso, a nova linha de transmissão de energia LD Piripiri-Esperantina, da Equatorial Piauí, se estende por 73 km, levando mais energia para o desenvolvimento de 13 municípios e beneficiando diretamente 192 mil piauienses.

O município também recebeu o Mutirão Pelo Futuro Todo Dia, realizado pela Equatorial Piauí, que tem o propósito de promover a disseminação de informações, realização de serviços e cadastro para a troca de geladeiras velhas por novas com Selo Procel A, mais eficientes e econômicas. Na oportunidade, foram sorteadas 50 geladeiras para cada cidade por meio do programa E+ Geladeira Nova que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Cada cliente residencial que compareceu ao mutirão ainda pôde trocar até 5 lâmpadas, apresentando apenas a última fatura de energia e documentos pessoais. Com foco no cliente, os colaboradores da Equatorial também repassaram orientações importantes sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social (que pode assegurar até 65% de desconto na fatura de energia).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES