Programa possibilita acesso a rede elétrica

Na zona rural de Alto Longá alguns povoados ainda sofrem com a falta de energia, mas o problema será solucionado com a chegada do Luz Para Todos

População recebe geladeiras novas para substituir as antigas | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com 14 mil habitantes, o município de Alto Longá, distante 70 km de Teresina, é terra de um povo simples, hospitaleiro e que se destaca pela pecuária, sendo o 7º maior rebanho caprino do estado. A cidade começou a se desenvolver com a chegada de energia elétrica, que possibilita o desenvolvimento da atividade socioeconômica e traz também qualidade de vida às pessoas.

Seu Juca, que é comerciante e criou seus 7 filhos na cidade, sabe como a energia elétrica traz melhorias. “Quando a energia chegou, foi a melhor coisa do mundo, pudemos instalar freezer para gelar as bebidas e o município desenvolveu a energia”, disse.

Zona rural de Alto Longá ganha energia elétrica (Imagem: Divulgação)Na zona rural de Alto Longá alguns povoados ainda sofrem com a falta de energia, como conta o agricultor Lourenço Marques, que mora na localidade Veludo. “Eu queria que tivesse energia porque queria plantar aqui na minha casa, fazer uma horta e trabalhar com isso”, afirma. Agora o sonho desses moradores está bem próximo de ser realizado, isso porque a rede de energia elétrica já chegou na região e a expectativa é de que a próxima etapa do Programa Luz Para Todos possa contemplar o povoado.

O Programa tem buscado promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita, por meio de serviços de extensão de rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações domiciliares.

 O cronograma de execução do programa é estabelecido em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o mesmo vai sendo readequado de acordo com as necessidades impostas pela da pandemia do novo coronavírus.

Em Alto Longá, a Equatorial construiu 100 m de extensão de rede na localidade Barras dos Cocos que possibilitou o acesso à rede elétrica para 4 unidades consumidoras beneficiando cerca de 12 pessoas na região. Já entre 2021/2022, estão previstos para que o município de Alto Longá receba a extensão de 81 KM de rede, assim contemplando 153 unidades consumidoras e beneficiando de forma direta aproximadamente 460 clientes na cidade. A execução do programa Luz para Todos contará com investimentos de R$ 1,9 milhões e beneficiará mais de 25 localidades.

Alto Longá também foi contemplada com a realização de importantes ações como melhorias nas redes de baixa e média tensão, regularização de gambiarras e universalização (investimentos para atender uma ligação nova onde não existe a rede elétrica), além de ligação do grupo A (clientes que possuem transformador próprio) e instalação de religadores. Ao todo, na cidade foram instalados 125 postes com o intuito de melhorar a qualidade do fornecimento de energia.

Mas não adianta só ter energia em casa, também é preciso economizar e, para isso, o programa E + Geladeira, da Equatorial Piauí, chegou no município levando 100 geladeiras novas para a população

Uma das contempladas foi a aposentada Antônia Alves dos Santos, que já estava com sua geladeira antiga há mais de 15 anos e não tinha como trocar por uma nova agora. “Fiquei muito alegre, porque nunca tinha ganhado nada. Fiquei sabendo pelo rádio e nem consegui dormir, queria que o dia amanhecesse logo para vir para a praça pegar logo a geladeira que ganhei", declarou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES