O projeto "Pão da Vida" alimenta a esperança de crianças e famílias carentes na comunidade Vila Ladeira do Uruguai. A importante ação solidária leva alimentos, roupas, atividades artesanais, brincadeiras e outras doações para a criançada e já se consolidou como uma importante ação social voltada para proporcionar alegria e bem-estar aos moradores da região.
Iniciado em dezembro de 2016, a ação promovida por 15 voluntários espíritas, do Grupo Espírita Mãe Maria (GEMM), buscou verificar a necessidade que a comunidade Vila Ladeira do Uruguai tinha. Cerca de 92 crianças de 03 a 16 anos participam, atualmente, todos os sábados, nos turnos manhã e tarde, das atividades do projeto, que além das atividades, brincadeiras e eventos, o grupo leva seminários sobre importantes temas. Todos os sábados à tarde uma sopa é distribuída as famílias que precisam.
"Começamos com dois projetos, o "Pão da Vida" e o "Semeando Esperança", que é destinado às crianças e suas famílias da Vila Ladeira do Uruguai e de bairros da região que estão em situação de vulnerabilidades ou risco social. Com as crianças e adolescentes trabalhamos todos os sábados temáticas e atividades artesanais visando seu desenvolvimento, no período da tarde às famílias trazem suas vasilhas e servimos a sopa fraterna. Até pessoas de outras Vilas como a do Samaritano, vem buscar a sopa. Os projetos servem para afastar as crianças das questões de violência, prostituição, criminalidade e o mundo das drogas, então queremos propor valores às crianças para que elas não entrem nessas questões", relata a assistente social, Amanda Patrícia da Silva, coordenadora do projeto.
O grupo já existe há dois e já beneficiou milhares de pessoas. Além das doações, 40 crianças da comunidade já foram beneficiadas com kit de material escolar. O GEMM prioriza a responsabilidade social e religiosa em um local onde a criminalidade e os pontos de drogas avança cotidianamente. A proposta do grupo está voltado a contribuir com um futuro melhor para as crianças e adolescentes. Segundo a voluntária do GEMM, o desejo de levar esse carinho em prol das crianças é motivado pelo sentimento de esperança.
"O propósito foi nos unirmos para desenvolver essas atividades numa comunidade carente. O grupo passou dois meses inserido na comunidade, levantando questionários, as condições socioeconômicas e assim realizamos uma campanha de alimentos. Levantamos 40 cestas básicas e fizemos as doações, com isso vimos que a comunidade precisava de mais ajuda. Hoje, 90 famílias estão cadastradas nos projetos", explica Amanda Patrícia.
Doações
O projeto sobrevive por meio de doações. Aos que se prontificarem em ajudar na continuidade dos trabalhos, qualquer doação pode ser feita através da conta BB Poupança Ag 3178-X Conta 43821-9 Variação 51 em nome de Matheus Marques Oliveira Gomes. Outras informações pelo (86) 994516708 ou 981604010.
"Recebemos doações de alimentos de empresas e da população. Estamos ali para amenizar a fome e as questões sociais dessas famílias. Visamos que as crianças dessas comunidades possam sim ter esperança na vida delas. Nosso maior desejo é fazer com que com que elas acreditem que podem ter um futuro melhor", completa a voluntária.