O governo anunciou nesta quinta-feira (9) o Projeto Avançar, um plano para investir, até o final de 2018, um total de R$ 130,97 bilhões em 7.439 projetos nas áreas de energia, infraestrutura, defesa, habitação, mobilidade urbana, saneamento e petróleo e gás.
Esses recursos serão destinados a projetos já em andamento ou então a obras que estavam paradas. Pelo menos parte deles já estava prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que era considerado vitrine dos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Entre os projetos que faziam parte do PAC e que estão agora no Avançar estão obras da ferrovia Norte-Sul; dragagem no porto de Paranaguá, no Paraná; obras na avenida perimetral entre Macuco e Ponta da Praia, no porto de Santos (SP); a linha 2 do metrô de Salvador (BA); e a urbanização da Vila do Mar, em Fortaleza (CE).
O Avançar empacota uma série de iniciativas que estão sendo tocadas por diferentes ministérios, como os leilões de rodovias e os projetos de habitação do Minha Casa, Minha Vida. Nem todo o investimento estimado até 2018 é novo. Para pelo menos uma parte das 7.439 obras, o repasse do dinheiro já foi feito.