Um trecho da Avenida Boa Esperança no bairro Matadouro, zona Norte, que era usada como uma "lixeira informal" por moradores, foi transformado em uma praça com bancos e arborização. A ação foi concluída nesta quinta-feira (02) pela Prefeitura de Teresina, através da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro.
Segundo o superintendente Roncalli Filho, todo o processo de revitalização do local ocorreu de maneira ecológica. Os bancos colocados no local foram produzidos utilizando a madeira de uma árvore de grande porte, que caiu durante forte chuva que atingiu Teresina em abril deste ano.
O engenheiro destaca que, além disso, estão sendo plantadas mudas de diversas plantas que, quando crescerem, vão proporcionar uma agradável sombra aos transeuntes da região.
MADEIRA REAPROVEITADA
Roncalli Filho também explica sobre o objetivo da ação: ressignificar a forma como a população vê o terreno, a fim de que parem com ações de despejo irregular no local. Uma placa com informações de que é proibido jogar lixo também foi afixada na calçada.
O superintendente destaca que este é um projeto da pasta para diminuir a incidência de despejo irregular de lixo na cidade. Ele também pontua que o mesmo projeto poderá ser implementado em outros locais de Teresina.
“A SAAD Centro possui equipes que fazer a limpeza diária em todos os bairros que são de nossa jurisdição, mas é recorrente em lugares como esse era, limpamos e em menos de 24h já tem lixo de novo. Então, aqui estamos implementando esse projeto piloto para dar outra cara para esse terreno. Esperamos que parem de jogar lixo”, disse.
COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO
A SAAD Centro realiza uma programação diária de limpeza nos bairros em que possui jurisdição. No entanto, cabe ressaltar a manutenção desta limpeza também depende da colaboração da população.