Atrações culturais, atividades de lazer e ações educativas aguardam os moradores do bairro Mafrense, na Praça Princesa Isabel, neste sábado (4). Isso porque chega ao local o projeto ‘Meu Bairro é Vivo’. A ação, que compõe a frente de prevenção do programa Vila Bairro Segurança, inicia às 17h e segue até às 20h.
Entre as atrações a população poderá contar com o grupo de capoeira Ginga Piauí; grupo Caprichoso da Ilha; ações do Dançando na Praça, entre outros. “O projeto visa à ocupação dos espaços públicos na região. Com isso, esperamos que a população, de fato, ocupe e se aproprie das praças, que estão sendo revitalizadas, para um bom acolhimento”, comenta Débora Ferraz, assessora técnica de Políticas Integradas da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
O projeto ‘Meu Bairro é Vivo’ tem como objetivo mapear e recuperar praças públicas, iluminar pontos de ônibus, trabalhar a educação ambiental, asfaltar vias públicas, entre outras ações. Na frente de prevenção primária do Vila Bairro Segurança, em que está inserido o projeto, são trabalhadosa educação, a habitação, o trabalho e a inserção no meio social como elementos essenciais para uma cultura de não violência e aumento da qualidade de vida.
No projeto estão envolvidas a Semcaspi; Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC); Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh); Secretaria Municipal de Concessão e Parcerias (Semcop); Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) e Prodater.
Vila Bairro Segurança
O programa Vila Bairro Segurança é uma ação da Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi, que tem como objetivo promover uma política de não violência, além de aumentar a sensação de segurança.
A ação contempla os 13 bairros que formam a região do Parque Lagoas do Norte, sendo eles: o Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.