O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC da Faculdade Estácio CEUT desenvolve projeto de mediação de conflitos que visa atender bairros de Teresina.
Segundo Chrystianne Moura, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos, que esteve no programa Patrulha da Rede Meio Norte, o projeto visa realizar apoio a comunidades com atendimentos através do núcleo de práticas jurídicas da faculdade que é associado ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) onde se procura a comunidade para solucionar problemas na justiça com apoio de profissionais que são mediadores judiciais e extrajudiciais da Faculdade Estácio Ceut onde os serviços são realizados de forma gratuita para a comunidade.
“No projeto estão envolvidos todos os profissionais que são mediadores judiciais e extrajudiciais da faculdade. Nós temos hoje cinco professores que estão associados ao trabalho da comunidade e além disso, nós temos vários mediadores em formação”, disse Chrystianne Moura ressaltando que o trabalho de mediação foi implantado desde 2009 na faculdade juntamente com o TJ na época.
Chrystianne Moura explica Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a nível nacional, tem um estudo de como a mediação traz resultados mais positivos, rápidos e menos onerosos para a população e para o próprio poder judiciário. Segundo ela, em virtude disso o TJ-PI tem alertado todas as comunidades, entidades, faculdades que tem interesse de participar explicando que existe uma demanda natural.
“A gente tem não só aberto as portas para a comunidade, mas também temos levado para a comunidade esse ideia. Vamos até as associações de bairros, até igrejas para fazer com essa comunidade procure nossas atividades”, diz.
Neste sábado (11) acontecerá em um hotel da cidade o “Arte de Mediar” onde estarão reunidos equipes de mediadores formadas e capacitadas que vão discutir mediação e planejar os novos futuros da mediação no estado do Piauí.