O governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), está realizando várias obras de infraestrutura na região de Picos. As obras fazem parte do PROPiauí e foi para tratar do assunto que, nesta sexta-feira, 26, o coordenador regional do Programa em Picos, o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, conhecido como Araujinho, participou de reunião com o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral.
“A definição de coordenadores regionais do PROPiauí em cada território de desenvolvimento do estado atende a uma recomendação do governador Wellington Dias e também do Secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, coordenador do Programa. A ideia é que os responsáveis por cada região acompanhem e monitorem o andamento das obras, uma forma de agilizar e fazer com que elas sejam cumpridas dentro do prazo estabelecido pelo Programa”, destacou o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, ressaltando que Araujinho é o primeiro coordenador regional a visitar o órgão.
Segundo o gestor, várias obras estão sendo realizadas tanto em Picos como nos municípios circunvizinhos. Ele destaca, especialmente, as obras de mobilidade urbana e rural, como por exemplo, a recuperação de cerca de 70 km de estradas vicinais, interligando 13 povoados na zona rural do município. “Além disso, a cidade de Picos, também receberá 30 mil m² de pavimentação em paralelepípedo em 16 bairros. Os investimentos nas obras chegam a mais de R$ 5 milhões de reais, recursos do tesouro estadual, através do PROPIAUÍ”, afirma Sobral.
Segundo Araujinho, a macrorregião de Picos possui 42 municípios pertencentes às regiões dos vales do Guaribas e Canindé. “Todos estes municípios convergem para Picos, o que torna a cidade um grande centro político, mas também de negócios, e isso demanda obras sociais, de saúde, estruturantes e de fortalecimento da economia regional, dentre outras atendidas pelo ProPiauí. Daí, a importância da implementação do Programa na região, beneficiando mais de meio milhão de habitantes”, avalia o coordenador.
Ele explica que, além do acompanhamento de obras que já estão em andamento, o trabalho do coordenador é também fazer um levantamento das principais necessidades da região nas áreas atendidas pelo PROPiauí e apresentar aos órgãos responsáveis para discutir a viabilidade da execução da obra. “Assim como o IDEPI, outros órgãos serão visitados”, afirma.