Foi prorrogado até a próxima sexta (8) o prazo para a renovação dos alvarás de táxi. Até o momento 1785 taxistas fizeram a renovação, entretanto o município de Teresina conta com 2010 taxistas que precisam procurar a superintendência para renovar o alvará. Os 225 que faltam fazer a renovação devem comparecer à Strans até a próxima sexta (8), no horário das 7h30 às 16h30.
De acordo com a Gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Cintia Machado, a prorrogação do prazo foi motivada pela indisponibilidade do sistema do Detran, que ficou cinco dias com o atendimentos fora do ar, por isso alguns taxistas não conseguiram a documentação necessária para renovação. “Adiamos o prazo, mas é importante que as pessoas venham o quanto antes. Os condutores devem trazer os documentos pessoais e do veículo e ainda o Cadastro Mercantil do Contribuinte (CMC) que é expedido pela Prefeitura”, acrescentou.
A gerente alerta que, neste ano, o taxista precisa apresentar o certificado do Curso de Taxista, que está sendo realizado no Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e no Centro de Formação de Condutores (CFC) e que tem como objetivo qualificar o taxista. “Desde 2015 com as mudanças que foram feitas no regulamento dos taxistas ficou decidido que a partir agora é preciso que os taxistas façam o curso para que ofereçam um atendimento melhor para os usuários do serviço e a outra mudança é que o carro deverá ter o máximo seis anos de uso,”, acrescentou.
Cintia reforça que o taxista que não estiver com a documentação obrigatória não poderá renovar o alvará. “Solicitamos que os taxistas compareçam o quanto antes para que não haja problema. Além da análise da documentação, faremos a vistoria dos veículos, verificando inclusive os equipamentos de segurança”, finalizou.
A gerente alerta os taxistas que ainda não compareceram à superintendência, que venham o quanto antes, pois aqueles que não renovarem o alvará estarão trabalhando de foram ilegal e podem ser punidos.