Com o objetivo de ofertar uma nova oportunidade aos internos e egressos do sistema prisional do Piauí, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), em parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus), leva qualificação sócio-profissional a este público. A capacitação chega às penitenciárias por meio do programa Setre nos Munícipios, que oferece cursos gratuitos em caminhões itinerantes.
Depois de qualificar quase 50 internos da Colônia Agrícola Major César e 81 mulheres da Penitenciária Feminina, o programa chega à Penitenciária Irmão Guido para capacitar 48 detentos na área de Construção Civil. A aula inaugural do curso foi realizada nesta segunda-feira (30). “Agradeço pela oportunidade de adquirir conhecimento aqui dentro e espero ter a chance de pôr em prática lá fora para que a partir daí eu possa sustentar, de forma honesta, minha família”, destacou o interno L.P, que logo estará livre da prisão.
Durante o evento, o coordenador de Comunicação da Setre, José Uchôa, que representou o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, fez uma breve explanação sobre o Setre nos Municípios e incentivou os alunos. “Sem dúvidas, a qualificação é uma segunda chance que o Estado está ofertando, mas cabe a vocês aproveitarem. Ao saírem daqui, receberão muitas críticas, entretanto o que queremos é que cada um prove que é capaz de mudar e lutar por uma vida melhor”, enfatizou o coordenador.
Na ocasião, o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, aproveitou para ressaltar a importância da capacitação para uma nova etapa na vida dos internos. “Acredito que o trabalho traz a força motivadora para levar oportunidades aos seres humanos. Pretendemos garantir que todos aqui possam ter novas chances para o ingresso no mercado de trabalho”, disse o gestor.
O Setre nos municípios é um programa que foi resgatado no governo Wellington Dias e pela primeira vez capacita o público das penitenciárias. Nas unidades móveis, onde os cursos são ministrados, os alunos contam com toda a estrutura necessária para a realização de atividades práticas e teóricas que proporcionarão a eles a chance de ingressar no mercado de trabalho, gerar a sua própria renda e aumentar a qualidade de vida.