Quase três mil candidatos de 15 estados e do DF deverão refazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 nesta terça (11) e quarta (12) após enfrentarem problemas na primeira aplicação, que ocorreu nos dias 4 e 11 de novembro.
Segundo o Inep, os estudantes que farão a segunda aplicação enfrentaram problemas logísticos como: erro na identificação do participante por documento apresentado; não cumprimento do tempo de prova previsto; eliminação indevida; erro na localização do participante no local provas; não atendimento aos recursos ou auxílios de acessibilidade solicitados; falta de energia elétrica; ocupação do local de provas; suspensão da aplicação por fenômenos naturais.
Os locais com maior concentração de estudantes são:
- Franca (SP), com 996 inscritos
- Porto Nacional (TO), com 755 inscritos
- Araruama (RJ), com 461 inscritos
- Acopiara (CE), com 425 inscritos
As regras da primeira aplicação continuam valendo para a segunda aplicação: o estudante deve comparecer ao local de prova antes do fechamento dos portões (veja gráfico abaixo), não poderá fazer uso de eletrônicos, deverá portar caneta da cor preta e de tubo transparente.
A prova da segunda aplicação contém questões e respostas diferentes da prova anterior, mas seguem o padrão da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite nivelar a dificuldade e avaliar o conteúdo com o mesmo critério de dificuldade.
Local de prova
Para saber o local de prova, o candidato inscrito no Enem deverá acessar a página do participante. Quem não se lembrar da senha poderá redefiní-la. O Inep lembra que o passo a passo para este processo está no sistema de inscrição, na opção “Orientações para Recuperação de Senha”.
Enem PPL
Nesta terça (11) e quarta (12), o Inep também aplicará a prova para detentos e adolescentes apreendidos. É o Exame Nacional do Ensino Médio a Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
De acordo com o Inep, o Enem PPL de 2018 tem 41.044 inscrições e será aplicado em 1.436 unidades em todos os estados brasileiros.
- Confira o local da prova e calcule o tempo do trajeto: pode ser que neste domingo esteja ocorrendo alguim evento perto do seu local de prova, que não tinha no primeiro dia.
- Saiba o horário em que fecham os portões: não se confunda com os horários oficiais de Brasília. No Brasil há fusos diferentes e cada região tem um horário local a cumprir (confira no infográfico abaixo)
- Separe os itens necessários para levar para a prova: caneta preta de tubo transparente, documento oficial com foto (não vale identidade digital), lanches para comer durante a prova (eles deverão estar em embalagens fechadas ou, se forem preparados em casa, devem estar em embalagens transparentes).