De acordo com a Junta Comercial do Piauí, o Estado fechou o ano de 2019 com novas perspectivas em relação à abertura de novas empresas. Até o último dia do ano foram abertas 5.940 empreendimentos, resultando no crescimento de 12% comparado ao ano de 2018 (5.281).
A Jucepi não contabilizou os Microempreendedores Individuais (MEIs) do Portal do Empreendedor, sendo assim, esse aumento pode ser maior, informou Alzenir Porto, presidente da Jucepi.
"De acordo com os dados, Teresina está em primeiro lugar, com 2.778, seguida de Parnaíba, Picos e Floriano", informou a presidente.
As áreas das empresas se distribuem em comercial e serviços. As demais concentram -se no agronegócio, como o município de Uruçuí, que ocupa a 5ª posição no ranking dos municípios com mais inscrições em 2018 e 2019.
São Raimundo Nonato, localizado na região Sul, obteve a 7ª posição no ranking, à frente de Bom Jesus, Campo Maior e Oeiras. De acordo com Alzenir Porto, a posição do município é um destaque no Estado e aponta para o crescimento comercial e de serviços turísticos.
O sistema de registro automático tem sido um grande fator favorável a esse aumento. "É um registro totalmente célere, em 30 segundos ele é disponibilizado. Você tem uma facilidade imensa de construir uma empresa", falou a presidente da Jucepi. Antes desse serviço, o tempo chegava a ser de duas horas.
“O Piauí já possui mais de 200 mil empresas ativas no Estado. A maioria é de pequeno e médio porte. Esse panorama é adequado à situação econômica do Piauí”, disse Alzenir.