Quase 6 mil empresas foram abertas no Piauí em 2019

Dados da Junta Comercial do Estado mostraram que 5.940 empreendimentos foram abertos no ano passado, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

De acordo com a Junta Comercial do Piauí, o Estado fechou o ano de 2019 com novas perspectivas em relação à abertura de novas empresas. Até o último dia do ano foram abertas 5.940 empreendimentos, resultando no crescimento de 12% comparado ao ano de 2018 (5.281). 

A Jucepi não contabilizou os Microempreendedores Individuais (MEIs) do Portal do Empreendedor, sendo assim, esse aumento pode ser maior, informou Alzenir Porto, presidente da Jucepi. 

Crédito: José Alves Filho

"De acordo com os dados, Teresina está em primeiro lugar, com  2.778, seguida de Parnaíba, Picos e Floriano", informou a presidente.

As áreas das empresas se distribuem em comercial e serviços. As demais concentram -se no agronegócio, como o município de Uruçuí,  que ocupa a 5ª posição no ranking dos municípios com mais inscrições em 2018 e 2019.

São Raimundo Nonato, localizado na região Sul, obteve a 7ª posição no ranking, à frente de Bom Jesus, Campo Maior e Oeiras. De acordo com Alzenir Porto, a posição do município é um destaque no Estado e aponta para o crescimento comercial e de serviços turísticos.

O sistema de registro automático tem sido um grande fator favorável a esse aumento. "É um registro totalmente célere, em 30 segundos ele é disponibilizado. Você tem uma facilidade imensa de construir uma empresa", falou a presidente da Jucepi. Antes desse serviço, o tempo chegava a ser de duas horas.

“O Piauí já possui mais de 200 mil empresas ativas no Estado. A maioria é de pequeno e médio porte. Esse panorama é adequado à situação econômica do Piauí”, disse Alzenir.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES