Queijos do Brasil conquistam ouro, prata e bronze em concurso mundial

Desde 2018, 240 tipos de queijos receberam o Selo Arte, enquanto 235 estabelecimentos possuem o Selo Queijo Artesanal.

Queijos artesanais do Brasil conquistam visibilidade | Divulgação MAPA
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Versátil e saboroso, o queijo tem um dia especial comemorado no dia 20 de janeiro, considerado como  Dia Mundial do Queijo. A iguaria caiu no gosto popular é apreciado por todos os povos. Desde o café da manhã até a lasanha, passando pelo lanche da tarde e a queijadinha, o queijo é uma iguaria amplamente apreciada pela população mundial.

A diversidade de queijos é tão vasta que há competições internacionais para eleger os melhores. O World Cheese Awards, conhecido como o Oscar do Queijo, realizou sua 35ª edição em outubro de 2023, em Trondheim, Noruega, com a participação de mais de 4.502 queijos de 43 países. O Brasil se destacou, conquistando 23 medalhas, incluindo uma Super Ouro, três de Ouro, oito de Prata e 11 de Bronze.

Outro evento de renome é o Mundial do Queijo do Brasil, cuja 3ª edição ocorrerá em São Paulo, de 11 a 14 de abril deste ano. Mais de 100 produtores de vários países apresentarão seus produtos artesanais, competindo no 3º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, que espera receber mais de dois mil queijos e derivados do leite.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desempenha um papel crucial na garantia da segurança alimentar, tanto para o mercado interno quanto externo. Em concursos como esses, o Mapa supervisiona a participação dos alimentos, enquanto a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) atua nas fiscalizações nos aeroportos e fronteiras para produtos importados.

Caio Augusto, chefe substituto de Produtos Importados do Dipoa, destaca a simplificação do procedimento para participação de queijos estrangeiros nos eventos. Ele explica que foi elaborado um procedimento simplificado, dispensando a necessidade de autorização prévia de importação, cabendo apenas a fiscalização dos produtos pelo Vigiagro para verificar o cumprimento dos requisitos de saúde pública.

Além disso, o Mapa incentiva e reconhece a produção artesanal de queijos por meio dos Selos Arte e Queijo Artesanal, regulamentados pela legislação correspondente. Essas certificações garantem que os produtos foram produzidos de forma artesanal, com características únicas, adotando Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Fabricação.

Desde 2018, 240 tipos de queijos receberam o Selo Arte, enquanto 235 estabelecimentos possuem o Selo Queijo Artesanal. Em 2023, foram concedidos 45 Selos Arte e 23 Selos Queijo Artesanal, facilitando a comercialização em todo o território brasileiro e valorizando a produção artesanal diferenciada. O coordenador destaca que esses selos proporcionam uma caracterização singular e de fácil identificação, contribuindo para a promoção e reconhecimento desses produtos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES