Quem é o bilionário britânico desaparecido após iate afundar na Itália

Seis pessoas ainda não foram encontradas após tempestade; destroços da embarcação foram achados a quase 50 metros de profundidade

Bilionário do ramo Tech, Mike Lynch | Foto: Reuters
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um homem morreu e seis pessoas estão desaparecidas, incluindo o empresário de tecnologia britânico Mike Lynch, após um iate de luxo ter sido surpreendido por uma tempestade violenta e afundado em Palermo, capital da Sicília, na madrugada desta segunda-feira (19).

VELEIRO NAUFRAGOU COM 22 PESSOAS

O veleiro, de 56 metros, identificado como "Bayesian" e registrado no Reino Unido, naufragou com 22 pessoas a bordo pouco antes do amanhecer, conforme informou a guarda costeira italiana em um comunicado.

Embora o nome do morto e desaparecidos não tenham sido divulgados de imediato, uma fonte ligada à operação de resgate confirmou que Lynch está entre os desaparecidos. A guarda costeira italiana informou que os desaparecidos incluem pessoas de nacionalidade britânica, americana e canadense.

QUEM É O BILIONÁRIO?

Mike Lynch, de 59 anos, é amplamente conhecido como o "Bill Gates do Reino Unido" e é um dos empreendedores de tecnologia mais renomados do país. Em junho, ele foi absolvido por um júri de San Francisco das acusações de fraude relacionadas à venda de sua empresa de software, a Autonomy, para a Hewlett-Packard por US$ 11 bilhões em 2011.

Perini Navi Bayesian — Foto: Duivulgação/Perini 

Na ocasião, Lynch expressou sua satisfação ao ser inocentado no julgamento criminal, no qual negou qualquer irregularidade e atribuiu à HP a responsabilidade por falhas na integração das duas empresas.

DESTROÇOS SÃO INSPECIONADOS

A guarda costeira informou que mergulhadores estavam examinando o naufrágio, localizado a uma profundidade de 49 metros. Promotores da cidade vizinha de Termini Imerese iniciaram uma investigação para apurar as causas do acidente.

O "Bayesian", construído pela renomada construtora naval italiana Perini em 2008, passou por uma reforma em 2020 e era administrado pela empresa de iates Camper & Nicholsons.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES