O desabamento de uma marquise deixou ao menos cinco mortos e nove feridos em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, na noite do domingo (11). No horário do acidente, várias pessoas acompanhavam a tradicional festa de emancipação do município.
A prefeitura disse que a causa do acidente está sendo apurada e que a primeira providência tomada pelo executivo municipal foi isolar o local.
Por nota, o executivo municipal expressou "consternação, dor e luto" pelas mortes na "lamentável tragédia". "O Poder Público se solidariza com todas as vítimas e seus familiares e amigos, e se coloca à inteira disposição", disse, no comunicado.
Vítimas
A dona de casa Marlí Alves, de 46 anos, e a sobrinha dela, uma adolescente chamada Beatriz Alves, 16, estão entre os mortos, segundo parentes das vítimas. Marlí foi socorrida para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo o empreendedor social Carlos Alberto, 58, as primas estavam com outros parentes no local quando a marquise desabou.
"A família sempre participa dessa comemoração. Aliança tem 40 mil habitantes e todos ficam por aqui. É uma festa aguardada. Todo dia 11 de setembro todo mundo participa, inclusive pessoas de cidades vizinhas", afirmou.
Além delas, Corina Pessoa Fernandes, de 77 anos, também faleceu. A identidade foi confirmada pela filha, Célia Fernandes, que preferiu não dar entrevista. Os outros dois mortos não tiveram os nomes divulgados até a última atualização desta reportagem.
Dos feridos, apenas um seguia internado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O Serviço de Apoio Móvel de Urgência (Samu) fez o socorro de seis pessoas para unidades de saúde, entre elas, Marlí, que faleceu no Recife.
Uma jovem de 14 anos também foi levada para o HR, mas teve alta durante a madrugada, segundo a unidade de saúde. Quatro pessoas foram levadas para o Hospital Belarmino Correia, em Goiana: uma mulher de 39 anos, um adolescente de 12 anos e dois homens, um de 30 e outro de 38 anos.
Com exceção do homem de 30 anos, que foi transferido para o HR, todos tiveram alta, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
O HR informou que o homem de 30 anos era o único seguia internado na unidade nesta segunda-feira (12) e o estado de saúde era considerado grave. Outros três feridos foram atendidos e tiveram alta durante a madrugada, informou o hospital.
Fonte: G1