A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Estadual no Rio Grande do Norte deflagraram hoje a Operação Penumbra, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita dos crimes de sonegação, agiotagem e lavagem de dinheiro.
Os órgãos participantes da operação apuram os indícios encontrados durante as investigações de que a organização criminosa movimenta recursos financeiros por meio de contas correntes de empresas e pessoas físicas diversas para financiamento da prática de agiotagem e para lavagem de dinheiro.
São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas residências de investigados e nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa. As ações ocorrem simultaneamente nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. A justiça estadual determinou a apreensão e o bloqueio judicial de bens móveis e imóveis em propriedade dos investigados.
O nome da operação, PENUMBRA, foi escolhido porque a investigação decorre da Operação Sombra, em que os alvos agiam em nome de laranjas, criando empresas de fachada. Participam da operação sete auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 50 policiais federais.