Nesta sexta-feira, 30 de junho, a Receita Federal realizará o depósito do segundo lote de restituição do Imposto de Renda para mais de 5,1 milhões de indivíduos, totalizando um repasse de R$ 7,5 bilhões. Além disso, também serão contemplados nesta data os contribuintes que possuem direito a restituições residuais de exercícios anteriores.
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado em cinco lotes, sendo que o primeiro já foi efetuado. Em 31 de maio, o primeiro lote foi depositado para 4,13 milhões de contribuintes, no valor de R$ 7,5 bilhões, representando a maior quantia já paga pela Receita Federal até então.
Os contribuintes com prioridade legal continuam recebendo a restituição antes dos demais. Esse grupo inclui os seguintes indivíduos: idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos com idade acima de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou que possuam alguma moléstia grave, e pessoas cuja principal fonte de renda seja o magistério. Além disso, os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e solicitaram a restituição através do PIX também fazem parte desse grupo prioritário.
A restituição cai na conta bancária informada no momento da declaração de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em até um ano, deverá fazer o pedido dos valores no Portal e-CAC, "Declarações e Demonstrativos". Depois, clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".