A Receita Federal disponibilizará até quarta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. O pagamento será realizado por meio de depósito ou transferência via Pix no dia 31 de julho. A consulta pode ser feita no site da Receita Federal.
O prazo para a entrega da declaração terminou em 31 de maio, exceto para os contribuintes de 399 municípios gaúchos, que terão até o dia 30 de agosto para enviar o documento. Quem não estiver incluído no segundo lote ainda poderá receber a restituição em mais duas rodadas de pagamento que serão realizadas posteriormente.
CRONOGRAMA DE RESTITUIÇÕES
- 31 de maio
- 28 de junho
- 31 de julho
- 30 de agosto
- 30 de setembro
PRIORIDADES
No primeiro lote, os residentes das cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul foram incluídos como prioridades. O calendário de pagamentos da restituição é dividido em cinco lotes, sendo que os primeiros lotes são destinados a prioridades legais. Aqueles que se enquadram nessas prioridades recebem a restituição antes dos demais.
Idosos com 80 anos ou mais
• Idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e portadores de doença grave
• Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
• Contribuintes do Rio Grande do Sul
• Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também aqueles que escolherem a restituição por Pix
• demais contribuintes
COMO É FEITO O PAGAMENTO
O pagamento da restituição será feito no dia 31 de julho para a conta bancária indicada na declaração de Imposto de Renda, via depósito direto ou chave Pix.
Os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o crédito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB. Após um ano, se não resgatar, deve solicitar a restituição não resgatada pelo Portal e-CAC da Receita Federal.