Diabão Faro do Prado. Esse é o nome que aparece na carteira de identidade do tatuador brasileiro que entrou para o Guinness Book pelo maior número de implantes na cabeça. Antes conhecido como Michel Praddo, nome dado por seus pais, Diabão conseguiu na Justiça o direito de oficializar o apelido que já usava.
O residente de Praia Grande, localizada no litoral de São Paulo, explicou que Diabão adotou esse nome há anos, após enfrentar preconceito nas ruas devido às suas tatuagens e piercings. Isso ocorreu antes das numerosas modificações corporais e da popularização do apelido.
Segundo ele, a decisão de mudar de nome surgiu cerca de dois anos atrás, quando iniciou um processo judicial para oficializar a mudança. A decisão que permitiu a troca de nome na certidão de nascimento saiu em abril de 2024, mas ele só atualizou o RG recentemente.
Diabão explicou que devido a muitos compromissos, demorou para emitir a nova carteira de identidade. Segundo o tatuador, o próximo passo é atualizar o nome no passaporte.
O QUE DIZ A LEI?
A lei federal 14.382/22 simplificou a mudança do primeiro nome sem exigir justificativa, mas ela só pode ser feita uma vez e requer uma ação judicial para desfazê-la. Para solicitar a mudança, o interessado deve comparecer pessoalmente a um Cartório de Registro Civil, ser maior de 18 anos, apresentar RG, CPF e pagar uma taxa.