A cidade de Oeiras, no Piauí, se prepara para a tradicional Procissão de Passos, que acontece nesta sexta-feira (31). O evento religioso, que atrai milhares de fiéis todos os anos, será transmitido ao vivo pela Rede Meio Norte, a partir das 16h30. A apresentação da transmissão será feita pelo jornalista Renato Montanha, que irá acompanhar todos os momentos da procissão e trazer informações sobre a celebração.
Tradição centenária, a Procissão de Passos é uma das maiores manifestações religiosas da primeira capital do Piauí. Durante a procissão, os fiéis percorrem as principais ruas da cidade carregando símbolos que retratam as cenas da Paixão de Cristo. Cada imagem é representativa de um momento diferente da história, como a condenação de Jesus, a sua queda com a cruz e a sua crucificação.
A transmissão da Rede Meio Norte permitirá que pessoas de todo o estado do Piauí e até de outras regiões do Brasil possam acompanhar o rito religioso, mesmo à distância. Este ano, o sermão do Encontro na Praça das Vitórias será proferido pelo arcebispo emérito de Teresina, Dom Jacinto Brito. A autoridade religiosa vai fazer uma reflexão a partir do tema da Semana Santa, “Caminhando com o Bom Jesus”.
Nesta quinta-feira (30), ocorreu a Procissão da Fugida, momento em que a imagem do Bom Jesus deixa a Catedral de Nossa Senhora da Vitória e segue para a igreja Nossa Senhora do Rosário coberta por um dossel de cor roxa. No dia seguinte, na sexta-feira (31), por volta das 12h, começa o Ofício dos Passos, momento em que é cantada, por quase uma hora, uma oração que aborda todo o martírio e morte de Jesus Cristo.
Às 16h30 inicia o momento mais esperado da programação, a Procissão do Bom Jesus. Fiéis caminham da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em direção ao Centro Histórico da cidade, parando em pequenas capelas de Passos decoradas com alecrim e com uma flor típica do artesanato de Oeiras, chamada “flor de passos”.
Durante o percurso, enquanto são proferidos salmos de perdão e cantos de glorificação, religiosos se preparam para posicionar a imagem de Bom Jesus dos Passos diante de Nossa Senhora das Dores. Após essa etapa da Procissão, todos seguem em direção ao Passo do Engano, no ato em que a imagem do Cristo dá três voltas ao redor de si e depois é levada pela Rua das Flores até o adro da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, destino final da Procissão.
O professor de história e secretário Municipal de Cultura de Oeiras, Junior Vianna, ressalta que a celebração é uma grande Via Sacra. “É um misto de cultura popular da liturgia sacra. O povo que se sente partícipe desse processo como um caminheiro tem nesse trajeto a sua história de vida envolvida. Temos muitos fiéis pagando promessas e outros fazendo pedidos. A festa do Bom Jesus dos Passos é a nossa maior manifestação religiosa e, sem sombra de dúvida, um dos principais símbolos da identidade cultural da cidade”, falou.
A transmissão da Procissão de Passos em Oeiras pela Rede Meio Norte será uma oportunidade única para os telespectadores acompanharem de perto essa tradição religiosa tão importante para a cultura do Piauí. A celebração tem um grande significado para a população local, que vê na procissão uma oportunidade de expressar a sua fé e de manter viva uma tradição histórica que faz parte da cultura da cidade.