“A Arte no Ritmo da Natureza” vai encantar a Suíça Piauiense nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho. É o Festival de Inverno de Pedro II, que trará grandes atrações musicais, reunindo o que há de melhor do artesanato, da gastronomia e, claro, das belezas naturais da cidade, localizada a 195 Km de Teresina. O lançamento do Festival aconteceu na segunda-feira (10), no Palácio de Karnak. A 16ª edição é uma realização do Governo do Estado.
A Rede Meio Norte fará a cobertura do evento a partir da quinta-feira (20). “Na quinta-feira e sexta-feira, nossa equipe estará acompanhando tudo o que acontece na cidade, produzindo reportagens e fazendo flashes ao vivo dentro da programação da Rede Meio Norte. Todo o material que for produzido nos dois primeiros dias será veiculado na transmissão ao vivo, que acontece no sábado (22), uma ampla cobertura mostrando as noites anteriores e os shows de sábado (22), ao vivo”, afirmou Marcos Monturil, coordenador de Conteúdo da Rede Meio Norte. A transmissão, na terceira noite do Festival, terá início às 22h e segue até 1h, com apresentação de Wellington Benário e Idria Portela.
Nos shows que abrilhantam a música brasileira estão Adriana Calcanhotto e Toni Garrido, que sobem ao palco principal na primeira noite do festival. O cantor, compositor e cronista Zeca Baleiro se apresenta na sexta (21).
O trio de irmãos, Melim, apresenta-se na noite de sábado (22), dividindo o palco com o consagrado grupo de rock Biquíni Cavadão. No domingo (23), quem encerra o festival com um repertório que marcou gerações será Paulo Ricardo.
Durante o lançamento do evento, o governador Wellington Dias afirmou que o Festival não se trata só de uma festa. "Num ano de tantas dificuldades financeiras, o fato é que o Estado consegue cuidar dos problemas. O objetivo é que cada território, através da cultura, do turismo e da gastronomia, ou seja, de momentos alegres de lazer, possa fazer com que o mundo descubra as potencialidades que o Piauí tem em cada região", destacou Dias.
Pela primeira vez, o festival terá uma plataforma criada por uma empresa de tecnologia e engenharia que desenvolveu aplicativo e site oficial do festival de Pedro II, chamada FIP 2. A plataforma traz informações para os visitantes de onde ficar, onde comer e mapas interativos. O App estará disponível no App Store e no Google play nos próximos dias.
"A rede hoteleira está preparada, mas também o povo de Pedro II se prepara e acolhe as pessoas até mesmo em suas casas. Todas as secretarias estão juntas neste momento para fazer um ótimo trabalho", relata a secretária de Cultura, Bid Lima.
Além de movimentar a cultura e atrair turistas, o Festival de Inverno impulsiona a economia da cidade, por meio da comercialização do artesanato, gastronomia, venda das pedras opala e também com o ecoturismo em um cenário que mantém a tradição histórica da cidade e atrai pessoas de várias regiões do país. O Morro do Gritador, as cachoeiras e a gastronomia regional fazem do Festival de Inverno de Pedro II um dos maiores eventos do Piauí.