O professor e servidor público José Henrique Almeida Moita escreveu uma crônica para o Meionorte.com intitulada "Redenção", como forma de homenagear seu pai Deusdedit Machado Moita (in memoriam). O dentista de grande relevância na sociedade piauiense faleceu no dia 19 de janeiro de 2023, aos 94 anos, deixando um grande legado de família, trabalho e humanidade.
Leia a crônica na íntegra:
REDENÇÃO
Nestes três últimos anos de vida ,principalmente após sentir o avanco da fragilidade trazida pelas doenças da idade,papai (Deusdedit Machado Moita ) começou a receber, gradativamente, a luz do Espírito Santo.
Ao meu ver,i sto se traduzia com sua tendência, cada vez mais frequente, de expressar seu sentimento de profunda Gratidão e de tamanha humildade !
É sobre o fato de o homem intelectual,finalmente, esta cedendo espaço para o" homem sábio" !
Embora fizéssemos visitas motivados pelo amor,ele,num gesto de profunda humildade,resiliência e gratidão (típicos de quem percorre "o caminho da luz")sempre agradecia quando entrávamos no seu quarto para com ele estar e faze-lo companhia .
Isto porque o Deusdedit Moita - o homem pró-ativo de sempre- já havia ficado para trás e , encontrava-se ali, confinado no seu leito.!
Essa gratidão ele sempre expressava , também e principalmente, em resposta ao zelo e ao cuidado dispensados pela esposa (Julieta) para com ele...A minha mãe!
O luto e as memórias desse " tempo de transbordamento da gratidão no coração " do papai será muito forte pra todos nós, sobretudo para ela..
Em um dos vexames em que ele teve calafrios dentre varios outros episodios ,exemplifico aquele em que, numa madrugada, ela ignorava e transcendia suas contingências e limitações fisicas da idade e transformava -se em uma guerreira para embeber um pano com água e aliviar o sofrimento dele...Prestava,assim, os primeiros socorros , que através pela de metodos caseiros , porem eficazes , que foram adquiridos pela sua experiência de vida,métodos esses que muitas vezes suplantavam os conhecimentos das próprias cuidadoras ,deixando elas perplexas com tamanha energia e altivez e capacidade de responder de forma célere até que as devidas medidas médicas fossem tomadas.
Que sejam abencoados e purificados esses momentos finais de provação ,nos quais eles compartilharam entre si; Que fiquem na memória a cumplicidades,os afetos e,principalmente a compassividade de quem percorreu ,por mais de 66 anos , os caminhos e desafios da vida terrena.
No caso dele, adentra agora no portal que conduz ,inequivocamente, a vida espiritual!
José Henrique Almeida Moita, Teresina ,26 de janeiro de 2023.
BIOGRAFIA DEUSDEDIT MACHADO MOITA:
Deusdedit Machado Moita nasceu na zona rural de União (PI), tendo curso o curso primário no Povoado Lagoa Alegre, onde seus pais era proprietários e comerciantes. Em 1940, ingressou no ginásio do Colégio Diocesano, de onde se transferiu para o Liceu Piauiense para iniciar o curso Científico, cuja conclusão ocorreu no Colégio São João, de Fortaleza (CE). Em 1948, ingressou na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, concluindo o curso em 1951.Iniciou como profissional em Teresina (PI) em março de 1952, sendo o trigésimo odontólogo inscrito e registrado na Secretaria da Saúde do Piauí.
E, 1959, integrou a Sociedade Mantenedora Faculdade de Odontologia do Piauí, fundada em 1960, tendo integrado o seu quadro de docentes. Paralelamente, em 1961, prestou concurso público para ingressar no quadro de odontólogo da previdência Social, sendo aprovado e nomeado em 1963. Ainda de década de 60, como membro do Lions Club Conselheiro Saraiva, exerceu o cargo de presidente quando publicou as crônicas “Ser Leão” e “Natal Perene”. Em 1995, publicou o seu primeiro livro sob título “Aturando a Esmo”.