Referência no atendimento de pessoas com deficiência

Ceir oferece um atendimento multiprofissional que inclui fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, hidroterapia, hidroginástica e reabilitação desportiva.

| Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com serviços especializados para atender três tipos de deficiência (física, auditiva e intelectual), o Ceir é, atualmente, classificado como Centro Especializado em Reabilitação (CER III).

Dentro das categorias de reabilitação, o Ceir oferece um atendimento multiprofissional que inclui fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, pedagogia, arte-reabilitação, musicoterapia, terapia ocupacional, hidroterapia, hidroginástica e reabilitação desportiva.

O paciente conta, ainda, com um corpo clínico composto por cardiologista, clínico médico, neurologista, neuropediatra, ortopedista, pediatra, urologista, otorrinolaringologista, enfermeiro, nutricionista, odontólogo, dermatologista e fisiatra e com a realização de mais de 100 tipos de procedimentos e exames no Centro de Diagnóstico.

O centro também dispõe de uma Clínica de Microcefalia. No programa de reabilitação, são trabalhados grupos de estimulação precoce, com estímulos para o desenvolvimento motor, cognitivo, social, sensorial e linguagem; grupos de acolhimento, trabalhando o afeto entre mães e filhos, com orientações sobre o cuidado com a criança com microcefalia; atendimentos individuais de fisioterapia; e cursos para pais ou responsáveis.

Já na Oficina Ortopédica do Centro são fabricados diversos tipos de aparelhos ortopédicos que são dispensados para todo o estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS). São confeccionados, sob medida, produtos como órteses e próteses; palmilhas, sapatos e botas; colete e colar cervical; e adaptações que auxiliam pessoas com deficiência em atividades da vida diária, como alimentação, escrita, uso de um computador, higiene bucal, penteio do cabelo, entre outras. Também é realizada a concessão de muletas, bengalas, cadeiras de rodas e outros produtos de suporte, bem como treinamentos de uso e manuseio para pacientes e familiares.

Centro de reabilitação de excelência em todo o estado e no Brasil, o Ceir é administrado pela Associação Reabilitar, uma organização social sem fins lucrativos, cuja direção é integrada por Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário; Francisco José Alencar, superintendente executivo; Aderson Luz, superintendente multiprofissional; e Walter Oliveira, superintendente administrativo-financeiro.

Melhorias 

No mês de março, o Centro inaugurou o novo almoxarifado e a ampliação do estacionamento e setor de Reabilitação Física. As obras foram realizadas com os recursos arrecadados no Bazar Beneficente do Ceir, que aconteceu em setembro de 2017, com produtos doados pela Receita Federal do Brasil e contrapartida da Associação Reabilitar.

“Apresentamos um projeto para a Receita Federal do Brasil, com o intuito de ampliarmos a estrutura do Ceir e implantarmos melhorias. Nossa solicitação foi atendida, por meio do Projeto Leão Amigo, e recebemos os produtos como doação. Com a verba arrecadada na venda e contrapartida da Associação Reabilitar, realizamos essas obras”, diz Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir.

Os recursos oriundos do projeto contemplaram, ainda, a construção de novas salas para atendimentos, a exemplo dos serviços de arte e musicoterapia, e a primeira academia de musculação voltada à pessoa com deficiência no Piauí.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES