A vice-governadora Regina Sousa - PT completou 69 anos na quinta-feira (04/07) e foi homenageada pelo governador Wellington Dias - PT que publicou em seu perfil das redes sociais registros de momentos especiais que esteve ao lado da aniversariante.
Na legenda das imagens o governador escreveu um breve texto em que relembra a época em que os dois eram sindicalistas do Sindicato dos Bancários e deseja felicitações para a sua companheira de mandato.
“Dia de celebrar a vida da minha companheira de sindicato dos bancários, de partido e parceira de trabalho. Regina, que privilégio é poder trabalhar com você! Que a nossa amizade se perdure por muitos anos. Feliz aniversário!” afirmou
Quem é Regina Sousa
Nascida em 04 de julho de 1950, na cidade de União em uma família de 14 irmãos, Maria Regina Sousa é a primeira mulher a assumir o Senado pelo Piauí. E tem como meta defender os temas Educação, Meio Ambiente e Direitos Humanos, fazendo parte das Comissões Técnicas que discutem esses assuntos no Senado Federal. Atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Filha do trabalhador rural Raimundo Sousa Miranda, já falecido, e da dona de casa Maria da Conceição Silva Miranda. Aos 10 anos já sabia plantar e colher feijão, milho e fava. Foi quebradeira de coco e observando o que acontecia com seus pais que moravam em terra alheia, ainda menina, compreendeu a necessidade da reforma agrária, expressão que aprendeu com um tio militante das Ligas Camponesas, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União.
É fundadora da Central Única dos Trabalhadores no Piauí, da qual já foi presidente nacional, e militante sindical desde 1978. Formada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua francesa pela Universidade Federal do Piauí. Em plena ditadura militar, deu início ao seu processo de consciência política, atuando nos movimentos sociais.
Tornou-se professora em 1971, primeiro do ensino fundamental, depois no ensino médio e na Universidade. Ingressou no Banco do Brasil em 1983, quando mergulhou na atividade sindical, onde conheceu seu grande parceiro político, Wellington Dias – atual governador do Piauí.
Sempre ao lado de Wellington, tornou-se presidenta do PT e coordenou as campanhas do amigo até tornar-se secretária de Administração do governo do Piauí, exercendo o cargo nos dois mandatos de Wellington à frente do Executivo Estadual. Foi presidente estadual do partido por seis vezes.
No Senado, realiza audiências públicas sobre direitos trabalhistas, terras indígenas e quilombolas, violência contra a mulher e a população LGBT, Previdência Social, combate ao racismo entre outros. É autora de vários projetos tramitando no Senado, dentre eles o que garante mais proteção social a crianças com pai ou mãe encarcerados, permite acervo de livros paradidáticos e de literatura infantil em salas de aula da educação infantil e dos cinco primeiros anos do ensino fundamental e o que garante transporte para mães e filhos recém-nascidos entre o local do parto e a residência, e da residência ao serviço de saúde para complementação de exames.