Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira, 13

Notas serão usadas para acesso ao ensino superior via Sisu, Prouni e Fies.

Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira, 13 | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na segunda-feira, 13 de janeiro, às 10h (horário de Brasília), o Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgarão os resultados do Enem 2024. Na ocasião, também serão apresentados os primeiros dados do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que visa incentivar o acesso, permanência e conclusão de cursos de licenciatura para estudantes com bom desempenho no exame, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. A coletiva ocorrerá na Sala de Atos do MEC, em Brasília (DF).

O que fazer após a divulgação dos resultados?

Após a divulgação dos resultados do Enem, é importante:

  • Analisar as notas: verifique suas notas em cada uma das provas e na redação;
  • Participar dos processos seletivos: inscreva-se nos processos seletivos que utilizam as notas do Enem, como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
  • Planejar os próximos passos: se você não foi aprovado no curso desejado, utilize o aprendizado adquirido no exame para buscar outras oportunidades, como cursos técnicos ou programas de mobilidade estudantil.

Confira o cronograma do SiSU

  • Inscrições: 17 a 21 de janeiro de 2025
  • Chamada regular: 26 de janeiro de 2025
  • Matricula ou registro acadêmico junto à instituição: 27 a 31 de janeiro de 2025
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro de 2025

FIES

A nota do Enem também é usada para inscrição no Fies, programa federal que oferece financiamento a estudantes de cursos superiores não gratuitos. Criado em 2001, o Fies é destinado a quem obteve nota igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário que a renda familiar mensal bruta, por pessoa, seja de até três salários mínimos.

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES