Reta final: Adutora Padre Lira deve ser concluída em seis meses

Equipes já atuam na implantação dos últimos 14 km do sistema aduto

Estação de Tratamento de Água da Adutora Padre Lira já está pronta | div
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A construção da Adutora Padre Lira, importante obra do Governo do Piauí que vai levar água tratada à cerca de 12 mil pessoas que vivem na região do Semiárido, entra na reta final e deve ser concluída em seis meses. A previsão é do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), responsável pelo trabalho, que informou que as equipes já atuam na implantação dos últimos 14 km do sistema adutor, em direção à sede da cidade de Dom Inocêncio.

A obra foi retomada em 2020 e, desde então, o IDEPI concluiu a Estação de Tratamento de Água, que tem capacidade de 72 m³ de água por hora; e instalou toda a rede elétrica para atender o funcionamento do sistema. Somente com essas obras complementares, essenciais para que a adutora comece a operar, foram investidos R$ 1,8 milhão. Além disso, dos 50 km de extensão total do sistema, 36 km estão prontos, assim como um reservatório em concreto armado com capacidade de armazenar 400m³ para distribuição de água tratada.

Estação de Tratamento de Água da Adutora Padre Lira já está pronta

“A adutora é uma obra de grande magnitude que vai impactar diretamente no combate à seca, garantido água nas casas de centenas de famílias que sofrem com problemas no abastecimento. Além do consumo e das atividades domésticas, essas pessoas contarão com água para a agricultura e a pecuária, importantes fontes de geração de renda das comunidades da região”, destaca o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral. Ele reforça que esta foi uma das obras estruturantes que o órgão conseguiu retomar mesmo com a crise da pandemia.

Leonardo Sobral, diretor do Idepi, destaca a importância da Adutora Padre Lira 

O abastecimento da Adutora Padre Lira será pelo Reservatório Jenipapo, localizado na cidade de São João do Piauí, que represa água do Rio Piauí. O sistema contará ainda com duas estações de bombeamento, estações elevatórias e bebedouros para animais. Na retomada do projeto, ficou estabelecida a ampliação das unidades de reservatórios de fibra, com capacidade para 15 mil litros. Ao invés de 10, serão instalados 18 desses reservatórios para atender a demanda de abastecimento das comunidades da região.

O investimento total na obra chega a R$ 16,8 milhões, sendo os recursos provenientes do Tesouro Estadual e do Orçamento Geral da União.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES