Reunião discute atendimento às áreas alagadas em Teresina

eresina possui hoje, 205 famílias desabrigadas devido às chuvas.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A vereadora Graça Amorim (PMN) participou nesta quinta-feira, 12, de reunião com vereadores e representantes da Prefeitura de Teresina para saber quais os encaminhamentos que os órgãos municipais estão dando a respeito das regiões que sofrem com os alagamentos na capital. Segundo a secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Teresina possui hoje, 205 famílias desabrigadas devido às chuvas. Em março, a prefeitura realizou 152 atendimentos de famílias em situação de risco e em abril, 59.

“A prefeitura está adotando todas as providências que são necessárias para fazer o socorro imediato das famílias que são vitimadas pelas fortes chuvas. Foi levantada a questão do Plano de Drenagem de Teresina, que a prefeitura já tem, mas é preciso buscar recursos federais em virtude do volume desses recursos que são necessários para efetivamente se colocar a cidade da forma que as pessoas esperam. A prefeitura já elaborou projetos, e já tem recursos, através do governo federal, para dar início à galeria do bairro Porto Alegre”, disse Graça Amorim.

Segundo Samuel Silveira, secretário do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), o trabalho da Defesa Civil é uma porta de entrada. “Ela chega a casa em risco, faz uma avaliação e avisa às pessoas da necessidade ou não de sair do local. Existe um programa voltado apenas para isso, que é o Cidade Solidária, onde a pessoa sai de casa e é abrigada por um vizinho ou família que recebe uma ajuda financeira no valor de R$ 250, paga pela prefeitura”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Marco Antônio Ayres, foram colocados na reunião todos os direcionamentos do Plano de Drenagem de Teresina, que está em andamento e é considerada a ação mais eficaz para prevenção e combate à problemática dos alagamentos.

“Do ponto de vista da precaução, é necessário bombeamento, limpeza de galerias, que estão sendo realizados. A grande quantidade de chuva, que atinge casas e galerias, além dois rios, tem sido a causa da problemática dos alagamentos na capital”, disse o secretário Marco Antônio Ayres.

Participaram da reunião os vereadores Venâncio, Dudu Borges, Gustavo Gayoso, Pastor Levino, Joaquim do Arroz. Da Gerência de Habitação da prefeitura: Valdinete Ulisses (SDU/SUL), Aldeane Veloso (SDU/Leste)m Valmira Rodrigues (SDU Centro/Norte), superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES