Rio Grande do Sul tem alerta de risco muito alto de inundações no sábado (18)

Alerta de risco muito alto de inundações no Rio Grande do Sul neste sábado (18/5), segundo o Cemaden.

Cidade do Rio Grande do Sul fica inundada após chuvas. | (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta sexta-feira (17), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu alerta de risco muito alto para danos hidrológicos no Rio Grande do Sul neste sábado (18). Os avisos referem-se às possíveis consequências das fortes chuvas, como inundações e alagamentos. As regiões que serão afetadas são: Centro-Oriental; Sudeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre.

O órgão também emitiu alerta de risco alto para transtornos geológicos, como penetração de terra e desabamentos. 

Além disso, uma nova frente fria deve aumentar as áreas de instabilidade, sobretudo no norte do estado. Os acumulados são esperados para as maiores cabeceiras de rios importantes da região que integram as bacias do Taquari, Alto Jacuí e Uruguai.  

Segundo o órgão, considera-se muito alto devido aos acumulados pluviométricos das últimas semanas, ao deslocamento das ondas de cheia e às condições de saturação do solo. As bacias hidrográficas e regiões em situação crítica são:

  • Bacia do Lago Guaíba, que recebe toda água que se desloca pelas bacias dos Rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, todas ainda com níveis dos rios elevados. Não são esperados acumulados pluviométricos significativos na Bacia do Lago Guaíba.
  • Os municípios banhados pela Lagoa dos Patos.

ALTO RISCO:

As mesorregiões Norte e Sul Catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina, possuem alto risco devido à previsão de pancadas de chuva isoladas que poderão ser fortes e gerar acumulados elevados. 

Estas condições podem desencadear alagamentos em áreas urbanas com sistema de drenagem deficiente, inundações de córregos e rios urbanos, e no caso de pancadas mais intensas, enxurradas em áreas com maiores declividades. 

RISCO MODERADO: 

Nas mesorregiões Nordeste Rio-Grandense, no estado do Rio Grande do Sul, Oeste Catarinense e Serrana, no estado de Santa Catarina, terão risco moderado devido à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia.

Mapa dos alertas emitidos pelo Cemaden

PREVISÃO

Nos próximos 7 a 10 dias, há previsão de mais chuvas para o Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, empresa especializada em consultoria climática, os registros devem ocorrer especialmente na metade norte gaúcha, “  onde estão as nascentes e os principais rios que enfrentam cheias de grandes problemas neste mês de maio”.

  • Melhora no fim de semana: Sábado (18) com chuvas isoladas, seguido de tempo firme no domingo (19) e segunda-feira (20).
  • Novas chuvas fortes: de terça-feira (21) até quinta-feira (23), prevê-se chuva generalizada e intensa, com volumes que podem ultrapassar 100 mm em áreas elevadas.

SITUAÇÃO CRÍTICA

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, 2.295.022 pessoas foram afetadas pela tragédia. Com chuvas e enchentes que já resultaram na morte de 154 pessoas e afetaram 461 dos 497 municípios, o estado vive a maior catástrofe climática de sua história.  Há mais de 618,3 mil pessoas fora de suas casas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES