Rio Parnaíba, em Luzilândia é o 3º a entrar na cota de atenção após chuvas

O aviso de perigo (alerta laranja) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) continua para todo o estado entre esta quinta (16) e sexta (17).

Rio Marataoan, em Barras | Lucrécio Arrais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Depois dos rios Marataoan (Barras) e Longá (em Esperantina) chegarem a níveis elevados após fortes chuvas, agora é a vez do Rio Parnaíba, em Luzilândia chegar à cota de atenção. 

O Rio Parnaíba atingiu a cota de atenção no início da manhã desta quinta-feira (16), ultrapassando os 400 cm. Na noite desta quinta, já havia subido 12 cm. 

Rio Marataoan, em Barras | FOTO: Lucrécio Arrais

Devido às fortes chuvas que têm ocorrido nos últimos dias e a previsão de mais chuvas, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão do Reservatório de Boa Esperança, na Bacia do Rio Parnaíba. A vazão passou para 800 metros cúbicos por segundo (m³/s). Segundo a Chesf, a barragem se encontra com 68% do volume útil.

Rio Longá em nível de atenção

O Rio Longá, em Esperantina, que atingiu cota de alerta na quarta-feira (15), reduziu o nível nesta quinta-feira (16), mas ainda está na cota de atenção. Às 19 horas, o rio atingiu 596 cm, 56 cm acima da cota de atenção (540 cm). Nas últimas 48 horas choveu o equivalente a 16,4 mm. 

Rio Marataoan mantém cota de alerta

Já o Rio Marataoan, em Barras, continua na cota de alerta, acima dos 370 cm, mas permanece estável. Na noite desta quinta-feira (16), chegou a 400 cm. 

Alerta de fortes chuvas continua

O aviso de perigo (alerta laranja) do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) continua para todo o estado entre esta quinta (16) e sexta (17). Segundo o INMET, são previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Valença do Piauí e Oeiras foram as cidades com maiores acumulados em 24 horas, até às 8h de hoje (16). Em Valença choveu 99,4 mm; em Oeiras, foram 91 mm, segundo dados do INMET.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES