Informações do último boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na tarde deste sábado (26), mostram que dois rios segue em cota de alerta (Rio Parnaíba, em Luzilândia e Marataoan, em Barras). Outros dois estão na cota de atenção (Rio Longá, em Esperantina, e Rio Parnaíba, em Teresina e Floriano).
Em Esperantina, a cota atual na estação é de 6,27 m, 13 cm abaixo da cota de alerta (6,40 m), portanto em cota de atenção, devendo nas próximas 8 horas continuar processo de recessão e chegar a valores em torno de 6,10 m, 30 cm abaixo da cota de alerta, continuando em cota de atenção.
Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 3,95 m, 25 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista pequena redução do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão, para valores em torno de 3,93 m, ficando abaixo da cota de inundação 27 cm.
Os rios Marathaoan e Parnaíba encontram-se em cota de alerta nas cidades de Barras e Luzilândia, respectivamente. Dessa forma, foi solicitado que os órgãos competentes fiquem em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.
Em Floriano, o rio Parnaíba esta em cota de atenção com nível nesse momento em 5,75 m. É previsto que o nível sofra elevação nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 5,83 m.
Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,38 m, 12 cm abaixo da cota de alerta, portanto em cota de atenção. E sendo prevista pequena redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 5,24 m, continuando em cota de atenção.
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,40 m, em cota de alerta, com previsão de pequena elevação nas próximas 12 horas, valor de 5,42 m, 28 cm abaixo da cota de inundação (5,70 m), continuando em cota de alerta.
A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 4,52 m, em situação de normalidade. É prevista redução do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,43 m, continuando em situação de normalidade.