Risco de cegueira leva Anvisa a proibir venda de pomadas capilares

Saiba como evitar as complicações causadas por esses produtos

A Anvisa está analisando as pomadas capilares após relatos de possível cegueira | Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a restrição e o recolhimento de pomadas capilares para modelar tranças após relatos de possível cegueira depois do uso. Ao todo, 11 pomadas modeladoras estão com a venda suspensa. Elas serão investigadas suas substâncias.

Segundo a tricologista e cabeleireira Rosi Ribeiro, os efeitos negativos com o uso das pomadas capilares podem ser sentidos tanto pelo profissional que aplica o produto, como ainda pelo cliente. 

Reações

Entre os relatos situações de coceira e vermelhidão nos olhos foram sentidas pelas mulheres, irritação na pele, inflamação no folículo capilar e até cegueira provisória. Há casos em que o uso reiterado da pomada pode levar ao entupimento do folículo e à queda do cabelo.

Esse tipo de pomada  é muito usada na fixação de penteados - Fábio Rodrigues Pozzebom

"Houve um caso em que a cliente usou trança durante três meses, o cabelo caiu e o folículo fechou. Em vez de retirar a trança, ela refez o penteado. O maior problema é que, com fechamento desse folículo, o cabelo não nasce mais", contou a profissional.

Fixação

A pomada é usada para fixação de penteados. A tricologista lembra que as substâncias conservantes permitem validade maior do produto, mas podem causar efeitos adversos nos usuários.

E isso pode acontecer caso haja contato do produto com água, pois a pomada escorre pelo rosto e os olhos. Para Rosi Ribeiro, a melhor forma de prevenção de efeitos negativos é a informação.

A tricologista lembra que a pomada é usada para fixação de penteados - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Medida cautelar

A Anvisa explica que a interdição das pomadas é uma medida cautelar que visa proteger a saúde da população e que permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências são requeridas para investigação mais aprofundada do caso.

O que fazer se tiver adquirido o produto

No caso de o consumidor ter um dos produtos em casa, a recomendação é que não o utilize e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução.

Se o produto já tiver sido usado, em caso de qualquer efeito adverso, o conselho da agência é procurar imediatamente o serviço de saúde e informar a Anvisa pelas páginas de cidadão e profissional que maneja o produto ou de empresas e profissionais da saúde.

De acordo com a tricologista, a instrução é que os clientes procurem produtos com base em substâncias naturais, sem conservantes e por consequência, com validade curta.

Bielle ficou sem enxergar, após a pomada escorrer no rosto - Reprodução Instagram 

Pomada escorreu no rosto

A influenciadora digital Bielle Elizabeth em sua conta no Instagram relatou a experiência que vivenciou após o uso de uma dessas pomadas capilares. E o susto ao ficar temporariamente sem a visão. A pomada modeladora usada para fixar penteado no cabelo, caiu nos olhos em virtude de uma chuva.

"Usei a pomada para poder finalizar o baby hair, porque é isso que a gente faz. É uma coisa normal, não tem culpado a não ser a marca da pomada que não tem as indicações corretas para deixar circular no mercado", disse. "Usei a pomada e fui para um evento, eu estava fazendo a publicidade, e choveu. Peguei chuva e automaticamente a pomada escorreu e veio nos meus olhos. Na mesma hora, tive reação", acrescentou.

Com fortes dores nos olhos e sem enxergar, Elizabeth foi recuperando a visão gradualmente após ter sido socorrida e medicada em um pronto-socorro.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES