Um robô gigante baseado em um personagem de uma série clássica de anime foi testado na cidade japonesa de Yokohama.
O enorme humanóide lembra um robô de “Mobile Suit Gundam”, uma popular série de TV do final dos anos 1970, e pode ser visto caminhando, ajoelhado e gesticulando em um vídeo do teste postado no Twitter na segunda-feira.
O robô, que está em obras desde 2014, tem quase 20 metros de altura e pesa 24 toneladas, com mais de 200 peças feitas de uma mistura de aço e plástico reforçado com fibra de carbono, segundo a empresa que o criou.
Era para apresentar no Gundam Factory Yokohama, uma nova atração que permitirá aos fãs ficarem de perto e pessoalmente com a criação e aprender como ela foi criada.
A atração deveria ser inaugurada em outubro de 2020, mas, por causa da pandemia do coronavírus, os visitantes terão que esperar um pouco mais.
“Esta decisão foi tomada para garantir a saúde e segurança de nossos fãs e funcionários em resposta à disseminação mundial do COVID-19”, disse a empresa que opera o site em um comunicado.
“Pedimos desculpas a todos os nossos fãs que estavam ansiosos por nossa inauguração e pedimos sua compreensão.”
A expectativa da equipe é inaugurar a fábrica “ainda dentro de um ano”, e os detalhes serão divulgados no site da empresa.
O anime surgiu no início dos anos 1900, quando artistas japoneses como Oten Shimokawa começaram a fazer experiências por tentativa e erro para criar curtas-metragens de animação.
Mas, naquela época, as animações eram caras de produzir e as obras do Japão eram ofuscadas pelo sucesso da Disney.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o gênero se expandiu quando o governo militar do Japão ordenou aos animadores que criassem filmes de propaganda para influenciar as massas.
Mais recentemente, sucessos comerciais como “Pokémon” e “Dragon Ball Z” trouxeram anime para públicos em todo o mundo.
Fonte: WSVN-TV