O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) concluiu as obras de implantação e pavimentação asfáltica na PI 255, trecho Avelino Lopes (sede) à divisa PI-BA. Ao todo, são mais de 25 quilômetros de extensão de rodovia que receberam serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, além da construção dos sistemas de drenagem, bueiros, sinalizações horizontal e vertical, dentre outras melhorias. Os recursos investidos na obra são de R$ 11.849.527,48, oriundos do Finisa I – Tesouro Estadual – Prodesenvolvimento III – BB.
Para o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, as melhorias implementadas, além proporcionar mais segurança no tráfego, vão possibilitar também uma maior integração entre os municípios da região.
“Não tenho dúvidas sobre os benefícios que esta rodovia trará para a população do sul do estado, por possibilitar uma maior integração e ampliar as relações comerciais entre o Piauí e a Bahia, impulsionando também a economia da região, sendo que as estradas são essenciais para escoar a produção, gerar renda e garantir melhores condições de trafegabilidade para quem vive nessas cidades”, destaca Leonardo Sobral.
Localizada no Território de Desenvolvimento Chapada das Mangabeiras, Avelino Lopes possui, atualmente, uma população de mais de 11 mil habitantes que serão diretamente beneficiados com a nova estrada. Mas outras cidades vizinhas, como Curimatá e Júlio Borges também poderão contar com essa nova rota para o estado da Bahia.
Ao todo, a região possui 24 municípios, que se destacam pela pecuária de corte (bovinos), agricultura de alto rendimento (soja, algodão, milho e arroz), fruticultura/agricultura irrigada, energia solar, mineração (calcário para correção de solo), comércio, serviços e turismo.