O Rotary Club Piçarra de Teresina inaugurou nesta quinta-feira (31), o laboratório de informática da APAE-PI (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). A reforma do espaço foi equipada com microcomputadores, mesas, ar-condicionado e demais acessórios em uma das salas da instituição para educação inclusiva dos jovens e adultos ali assistidos, que atualmente ultrapassam 500 (entre deficientes intelectuais, auditivos e autistas). O projeto também foi viabilizado graças a recursos destinados pela 2ª Vara de Execuções Penais de Teresina.
O centenário clube de voluntários está presente em 117 países no mundo. No Piauí, são mais de 30 clubes, 9 deles em Teresina. O Rotary Piçarra é um dos mais tradicionais e em fevereiro completa 40 anos. Hoje, a entidade é um dos maiores da região do Ceará, Piauí e Maranhão tornando-se o quarto maior do Brasil com 82 voluntários de diversas áreas, como advogados, médicos, funcionários públicos, juízes, engenheiros que se dedicam a causa do servir.
A apresentação teve por objetivo mostrar e comemorar o que o Rotary, como entidade dedicada, sólida e idônea pode fazer por quem tem necessidades. A oportunidade serviu também como uma prestação de contas à sociedade. Enquanto comemora o sucesso do que foi o projeto da APAE – que hoje é uma realidade beneficiando a sociedade teresinense, a gestão do Rotary tem a missão de servir. "No mundo inteiro, o que sustenta o Rotary é o servir e é isso que fazemos todos os dias. Recursos do clube e dos companheiros foram clocados para viabilizar esta sala. Os recurso do mundo digital para os deficientes será uma experiência incrível. Para nós e para toda a família Rotary é uma satisfação muito grande", declarou o presidente do RCT Piçarra, Alexandre Magalhães.
O projeto consistiu em instalações de laboratório de Informática para inclusão digital de alunos da própria APAE. O laboratório conta com 10 computadores com internet onde os professores atuarão com os assistidos. "Estamos reativando o laboratório depois de anos. Agradecemos a imensa importância dos parceiros que aqui estiveram. Todas as idades irão passar por aqui, os alunos com deficiência tem esse direito e terão programas instalados específicos para a aprendizagem e isso faz com que eles evoluam ainda mais e não podem ficar de fora da era da informática", agradeceu a presidente da Apae, Gardenia Moura.
O jovem Joeldison Alcides, de 25 anos tem uma história na Apae de encher os olhos. Ele soube contornar a própria deficiência mental e das dificuldades de sua voz. Aos que pensam que as pessoas deficientes não são capazes, o falante Joeldison, diverge desse contexto. "Estou aqui há 22 anos e desde o início sou bem acolhido. Hoje me sinto muito feliz de estar aqui. Gosto de pesquisar e buscar informações que com o tempo podem nos ajudar a contribuir no nosso conhecimento e até para o mercado de trabalho", conta.
Incentivadora da Apae recebe homenagem
A inauguração foi repleta de sorrisos e homenageou uma das incentivadoras da APAE, a matriarca Socorro de Sá Lima, muito ligada ao Rotary e que esteve presente na solenidade. Ela deixou a mensagem de amor e dedicação, marcada pelos mais de 40 anos de Apae. "A minha vida foi difícil para construir e ter isso aqui, sai pedindo esmola para poder comprar comida a eles. Andava nos supermercados e pedia e toda vida recebia para a Apae, havia muita dificuldade mas nunca faltou comida, amor e dedicação física", lembra.
A ocasião recebeu ainda a presença de ex-diretores do Rotary e integrantes do clube, vereador Aluísio Sampaio, o representante da comissão da defesa de pessoas com deficiência da OAB-PI, de Felipe Tenório e pais e funcionários da instituição.
O Rotary Club da Piçarra tem programas sociais e educacionais inclusive com intercâmbios internacionais. Recentemente, a gestão reformou a cozinha da Associação dos Cegos do Piauí e outros trabalhos na Casa Manaí e Casa de Palha em Timon já foram concluídos. Ações também beneficiaram a Associação Fraternidade. O Rotary Club continua construindo novas realizações. O próximo alvo deve beneficiar mais pessoas.
"Estamos com outros projetos que foram desafiados para agora como a sala da outra unidade da Apae, o centro de esporte da Vila Ferroviária, projetos de energia fotovoltaica e estamos firmes para isso", suscitou o presidente.