O Rotary Clube de Teresina Morada do Sol, ligado ao Rotary Internacional, com sede nos Estados Unidos, é um clube diferente. Isso porque ele foi fundado em plena pandemia do novo coronavírus, com reuniões quase que 100% on-line.
Mas isso não é impedimento para que os associados busquem fazer o bem, independente da situação. Hoje o clube maximiza as ações em contato direto com a comunidade.
Com o objetivo de erradicar a pobreza e mazelas sociais, o Rotary Clube de Teresina Morada do Sol cumpre bem os preceitos da entidade americana.
Os projetos abraçam o combate à fome, a conscientização sobre a importância da vacinação contra a poliomielite, proteção à natureza e desenvolve ações que beneficiam a saúde da população.
Uma dessas ações é o projeto Água Mais Pura. Os associados do clube se uniram para comprar 50 filtros para a distribuição em casas de famílias carentes.
Junto à distribuição, os moradores serão orientados sobre a importância do consumo da água tratada e filtrada, evitando a propagação das chamadas doenças de veiculação hídrica.
Para Graça Arrais, secretária executiva do RC Morada do Sol, o projeto segue um cronograma de atividades. "A culminância do projeto será no dia 31 de outubro, quando vamos distribuir os filtros nas casas. Além disso, vamos ensinar como cuidar do filtro e a importância do consumo de água filtrada", revela.
Elmar diz que ações buscam facilitar a vida das pessoas (Foto: Lucrécio Arrais)
O Rotary funciona de forma global. "Somos um grupo de prestação de serviços. Nós temos ações que buscam facilitar a vida das pessoas. O Rotary não faz caridade, nossa filosofia é ensinar a pescar, não apenas dar o peixe. Queremos oferecer as condições das pessoas melhorarem de vida. Então nosso objetivo é dar de si antes de pensar em si", explica Elmar Gomes, vice-presidente do RC Morada do Sol.
"Ter um filtro em casa representa dignidade"
Para a seleção das famílias que vão receber os filtros foi realizado um cadastro social. Para isso, o Rotary Clube de Teresina contou com a ajuda da Irmã Josuíla Barroso, diretora do Convento das Servas de Maria Rainha dos Corações.
"A parceria com o Rotary foi muito importante. Nós sabemos a dificuldade das famílias para investir em um filtro", considera.
Dona Conceição recebeu seu filtro nessa quarta-feira (Foto: Lucrécio Arrais)
Nessa quarta-feira (27), foi realizada a entrega de dois filtros, de forma simbólica. As beneficiadas foram Conceição de Maria, de 62 anos, e Sandra Maria, de 42. Elas ficaram contentes com a oportunidade. "Gostei muito. Na crise da pandemia, beber água filtrada é um luxo", explica Conceição.
Dona Sandra Maria vai mais longe: "ter um filtro em casa representa dignidade", disse. Ela afirma que nunca teve um filtro em casa. "Agora vai ficar muito bom. É mais saúde para mim e toda minha família", acrescenta.
Dona Sandra disse que nunca teve um filtro em casa (Foto: Lucrécio Arrais)
A doação de filtros não é a única frente do RC Morada do Sol. "Somente neste ano rotário, que inicia em julho, fizemos algumas ações importantes. Tivemos o Doe Vida em Vida, objetivando a doação de sangue. Também distribuímos mudas para esta comunidade. Além disso, aqui com as freiras, vamos implantar maquinário de costura e uma fábrica de sandálias", finaliza José Ricardo, presidente da comissão de serviços comunitários.