RS: Nível do Rio Taquari sobe 6 metros em 24h e ultrapassa Cota de Inundação

O nível do Rio Taquari, no Rio Grande do Sul, subiu 6 metros em 24 horas e ultrapassou a cota de inundação em Estrela. A previsão é que o rio continue subindo e possa chegar a 24 metros.

Imagem área mostra cheia do Rio Taquari inundando casas no Rio Grande do Sul | Diego Vara / Reuters
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Rio Taquari, que percorre a Região dos Vales, no Rio Grande do Sul, continua subindo e o nível já ultrapassou a cota de inundação em Estrela, chegando a 19,24 metros às 19h do sábado (11), segundo a Defesa Civil do município. Foram 6 metros em 24 horas. A previsão é que o rio continue subindo e possa chegar a 24 metros.

“O Rio Taquari, que já está em cota de inundação, poderá apresentar elevação gradual em seus níveis a partir da madrugada e manhã de domingo, gerando ainda mais transtornos à população, especialmente aos moradores próximos ao rio”, disse a Defesa Civil.

As regiões que tendem a apresentar mais transtornos situam-se em Lajeado e Estrela. O governo do RS orienta que moradores de áreas próximas ao rio ou com histórico de inundações deixem suas casas e busquem abrigo em local seguro. Em uma medição efetuada no início do mês pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o nível do Rio Taquari em Estrela e Lajeado atingiu 31,2 metros, sendo a maior registrada. 

O Vale do Taquari, ainda marcado pelas cicatrizes do ciclone e das inundações de setembro de 2023, que ceifaram 54 vidas e deixaram 4 pessoas desaparecidas, enfrenta novamente dificuldades por conta dos temporais. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) soou o alarme para este domingo (12), alertando para os perigos de novas inundações, alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos.

SITUAÇÃO NO RS: Mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado, com 136 mortes confirmadas, 125 desaparecidos e 806 feridos, conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil no início da noite deste sábado (11). A Defesa Civil ainda realizou as seguintes orientações para a população:

  • Não retorne aos locais inundados, permaneça em segurança. 
  • Procure a Defesa Civil da sua cidade para informações sobre abrigos públicos, onde permanecer em segurança e rotas de fuga.
  • Esteja atento aos sinais de deslizamento de terra: rachaduras nas paredes ou piso; barulho ou pequenas vibrações que venham do telhado, piso e paredes; árvores, postes ou cercas inclinadas.
  •  Se identificar quaisquer desses sinais, saia imediatamente e acione a emergência 190/193.

Patamares do Rio Taquari (Estrela):

  • Cota de atenção: 15 metros
  • Cota de alerta: 17 metros
  • Cota de inundação: 19 metros
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES