Saiba como se proteger dos raios ultravioleta

Uso de roupas coloridas, chapéus e aplicação de filtro solar diminuem efeitos da radiação

Diminua a intensidade de penetração dos raios | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A incidência de raios ultravioleta pode causar queimaduras na pele e acelerar o envelhecimento precoce, além de aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. Para se proteger desta radiação, que registou índice recorde na cidade de São Paulo e em outros Estados nesta terça-feira (23), bastam algumas medidas simples. A principal delas é atentar para o uso de filtro solar diariamente.

Desde outubro de 2009, a Academia Americana de Dermatologia recomenda que o FPS mínimo (Fator de Proteção Solar) dos filtros solares seja 30. A dica é conferir os rótulos dos produtos antes de comprá-los, para saber se incluem proteção a raios ultravioletas.

Como se proteger dos raios ultravioleta:

A proteção contra os raios ultravioletas e o FPS são informações que devem obrigatoriamente fazer parte do rótulo dos produtos, segundo regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao olhar a embalagem, é preciso ter certeza sobre o produto de interesse, pois existe diferença entre protetor e bloqueador.

O primeiro tem a função de diminuir os efeitos dos raios ultravioletas (que no rótulo aparecem descritos como UVA e/ou UVB) na pele. Já o bloqueador solar funciona como uma espécie de filtro, que impede a penetração dos raios UVA e UVB. Esses produtos são completamente diferentes dos bronzeadores, que estimulam a pigmentação da pele, mas em geral têm baixíssimo FPS.

Também é necessário aplicar quantidade adequada do creme, pois ele pode não surtir efeito se for usado de maneira insuficiente. Segundo estudo publicado pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a aplicação errada do filtro solar pode reduzir o FPS para menos da metade. De acordo com o estudo do dermatologista Sérgio Schalka, outras pesquisas também evidenciam que usuários aplicam entre 0,4 miligrama e 1 miligrama de filtro solar por centímetro quadrado do corpo, quando o recomendado pelos fabricantes é de 2 miligramas.

Existe perigo em ficar ao sol sem proteção mesmo em dias de céu nublado. Isso ocorre porque as nuvens refletem os raios ultravioleta - o sol pode queimar sem que a pessoa perceba. A radiação também ultrapassa janelas fechadas de carros, razão pela qual recomenda-se o uso de protetor mesmo quando estiver em trânsito. O uso de roupas coloridas, chapéus e sombrinhas também ajuda a impedir a penetração da radiação.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o tipo mais incidente no Brasil. Em 2008, por exemplo, o país registrou mais de 120 mil casos da doença. A letalidade desse tipo de tumor costuma ser baixa, mas casos em que o diagnóstico é feito de forma tardia podem evoluir para deformidades físicas graves.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES