Saiba onde vacinar cães e gatos contra a raiva em Teresina hoje

Campanha de vacinação neste sábado (30) conta com 136 pontos para a imunização de animais domésticos

Cachorro é vacinado em Teresina | FMS
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após um surto de raiva identificado em Teresina após anos de erradicação da doença, além de problemas no dia D de vacinação por conta da falta de seringas, acontece neste sábado (30) uma campanha para a vacinação de cães e gatos contra a doença, que também pode afetar seres humanos. Ao todo, são 136 pontos de vacinação espalhados pela cidade.

Primeira fase nas zonas Leste e Norte

A abertura da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado (30) na Unidade Escolar Firmina Sobreira, Rua Desembargador Flávio Furtado, Praça do Poti Velho, zona Norte. Neste sábado, a campanha será realizada o dia todo para atender as zonas Norte e Leste de Teresina. A meta é atender 67.883 animais.

Segunda fase na zona Sul e Sudeste

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica acontece no próximo sábado (6) em postos das zonas Sul e Sudeste para aproximadamente 60.095 cães e gatos. Na zona rural, a vacinação acontecerá ainda no mês de novembro e terá divulgação nas localidades.

A Gerência de Zoonoses (Gezon) da FMS informa que essa logística em datas por zona da cidade é para atender com mais postos de vacinação e facilitar o acesso a esse serviço. O gerente da Gezon, Paulo Marques, solicita que as pessoas levem os cães e gatos a um dos postos. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a raiva. Solicitamos que levem seus animais a um posto mais próximo de sua residência e vacine seu animal”, explica. 

Cachorro é vacinado em Teresina. Crédito: FMS.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, diz que a vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. 

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Saiba onde está vacinando:

original_lista-postos-vacina-30-10.pdf

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES