O desenvolvimento de formas alternativas, que dispensam a carne de animais para consumo humano, chegaram em patamares superiores. Produzido principalmente de micoproteína – proteína advinda de fungo filamentoso – o produto conhecido como The Filet (O Filé) é totalmente vegano e não possui açúcar ou glúten.
De acordo com a Revo Foods, a micoproteína utilizada no The Filet possui uma textura natural semelhante à carne, requer um mínimo de processamento e é mais sustentável. Sua sustentabilidade ocorre, pois, consome menos recursos, incluindo água, para a produção.
O ingrediente foi desenvolvido em colaboração com a startup sueca Mycorena. Durante esse processo, a base proteica "Promyc" da Mycorena foi especialmente formulada para atender às necessidades da impressão 3D.
A Revo Foods alega que, por meio de sua tecnologia 3D-MassFormer, alcançou a criação do primeiro método capaz de fabricar em larga escala alimentos produzidos através de impressão 3D, abrindo novas perspectivas no mercado de substitutos de carne.
A Revo Foods, fundada em 2020, fabrica produtos inspirados em peixes, como salmão e atum, que são completamente à base de plantas, e se autodenomina uma "empresa de preservação dos peixes".
A empresa iniciante garante que até agosto de 2023, a produção de seus produtos resultou na "salvação" de 18.908 peixes, e sustenta que seus métodos de produção consomem 95% menos água e produzem de 77% a 86% menos emissões de CO2 em comparação com a produção tradicional de salmão.
A meta da empresa é contribuir para a redução da pressão sobre o ecossistema marinho por intermédio da aplicação de tecnologia e inovação. A Revo Foods está integrada na rede da EIT Food, uma organização sem fins lucrativos co-financiada pela União Europeia.
Este salmão vegano impresso em 3D está disponível em alguns supermercados na Europa e também pode ser adquirido no site da Revo Foods, com entregas para a Áustria e a Alemanha. O custo para uma porção de 130 gramas é de 6,99 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 36.