Começou nessa terça-feira (31), a sanitização dos espaços públicos de grande circulação de pessoas em Teresina. Vários agentes sanitários realizaram a pulverização de solução de água com hipoclorito de sódio, mais uma das estratégias do município no combate à disseminação do novo coronavírus.
Marco Antônio Ayres, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), destaca que os locais externos e públicos da cidade serão alvos da sanitização. Além de paradas de ônibus, locais movimentados como portas de agências bancárias, lotéricas e calçadões também entram no processo de higienização.
Essa ação conjunta com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Águas de Teresina, deverá acontecer de duas a três vezes por semana, nos turnos da manhã, pulverizando a solução por meio de bombas costais, caminhões pipas e carros fumaceiros, com foco na higienização de paradas de ônibus, praças, parques, canteiros centrais de grandes avenidas e áreas públicas com grande fluxo de indivíduos. A medida é exatamente para proteger população que presta serviços essenciais, aqueles que não podem paralisar durante a quarentena, e demais moradores que necessitam sair de casa para realizar ações emergenciais.
Quanto à solução utilizada, o secretário informa que “esse serviço é feito com hipoclorito de sódio na proporção adequada para deixar os locais mais protegidos”. O produto foi disponibilizado pela empresa Águas de Teresina.
A concessionária de água também está atuando em parceria com a Rede Pense Piauí na produção e distribuição de álcool para a rede hospitalar. A empresa disponibilizou um caminhão munk para fazer o transporte dos materiais. Nesse processo, o álcool 96% será transportado da usina até a farmácia de manipulação, que fará a preparação do álcool 70%, recomendado para a higienização e desinfecção. Após essa etapa, o produto seguirá para uma fábrica de cerveja, que será a responsável por envasar o álcool em embalagens de um litro.
“Estamos somando todos os esforços que podemos para dar a nossa parcela de contribuição nessa luta que é de todos. Nosso empenho tem sido diário para mantermos a operação do abastecimento de água à população, porque sabemos que esse serviço é fundamental, especialmente durante uma pandemia. Paralela a nossa missão diária com os teresinenses, também temos mantido contato constante com o poder público para auxiliar no que for possível”, destaca Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, enfatiza que o essencial para a saúde de todos é que os demais fiquem em casa, evitem aglomeração e exposição desnecessária.
“A população precisa ficar e permanecer em suas residências. Nós temos que fazer o isolamento domiciliar para que a gente achate a curva de crescimento da doença do coronavírus”, enfatiza.