Um sargento da Polícia Militar do Piauí, identificado apenas como Plácido, sofreu um mal súbito na tarde desta quinta-feira (03), no bairro Vamos Ver o Sol, na zona Sul de Teresina. O oficial foi socorrido e levado para um hospital particular da capital.
Em entrevista ao Meionorte.com, o sargento Nascimento, da 2ª Companhia Independente Promorar, que ajudou no atendimento e condução do oficial até o hospital, explicou que o sargento passou mal enquanto retornava para a sua residência. Assim que ele caiu, populares logo o ajudaram com massagens cardíacas e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Ele foi socorrido e está se recuperando. Ele teve um mal súbito, caiu e foi preciso socorrer ele lá, em seguida chamaram o Samu e levaram ele. Ele estava indo para casa e já está bem melhor já”, disse. Familiares do Sargento Plácido foram informados e já se encontram no hospital.
Mal súbito
O mal súbito é uma manifestação do corpo para indicar que algo não vai bem. O mal súbito é, em si, um sintoma que pode estar relacionado a diversas causas: desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas.
Assim, é fácil notar que as doenças cardiovasculares estão diretamente ligadas ao mal súbito e que, ao se manifestar, ele é um sinal de alerta importante para uma atenção maior à saúde do coração.
De acordo com o indicador da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 215 mil pessoas perderam a vida por problemas cardíacos, no Brasil, de janeiro a primeira quinzena de julho de 2020.