As mais de 200 famílias desabrigadas pelo incêndio ocorrido, no último domingo (15), no povoado Chapadinha Sul, no assentamento 8 de Março, zona rural de Teresina, receberam atendimento multiprofissional de equipes da Secretaria de Estado da Saúde.
O mutirão de atendimento aconteceu durante toda essa terça-feira (17), na própria comunidade e contou com cerca de 10 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.
O plano emergencial na área da saúde foi elaborado após visita realizada, na segunda (16), à comunidade, pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e técnicos do órgão. O plano integra um conjunto de ações do Governo para assistir àquelas famílias, abrangendo ainda as Secretarias da Defesa Civil, Administração, Assistência Social e Cidadania, além do Corpo de Bombeiros.
Na Saúde, o órgão vai disponibilizar toda a estrutura necessária para o atendimento inicial e posterior encaminhamento à rede especializada, nos casos necessários, disponibilizando ainda medicações. Segundo Florentino, a força-tarefa do Governo do Estado visa proporcionar, além de conforto, soluções rápidas para as famílias, com a assistência complementar à Atenção Primária.
“Nosso papel é dar um suporte à Estratégia Saúde da Família, cabendo à Secretaria da Saúde realizar atendimentos num mutirão que vamos realizar na escola da comunidade, visando atender todas aquelas pessoas do assentamento 8 de Março”, afirma Florentino.
Ainda no assentamento, o secretário lamentou a perda da pequena Elóa Vitória, uma criança de pouco mais de 2 anos de idade, que faleceu em consequência do incêndio. “Estivemos na comunidade, nessa segunda-feira (16), juntamente com secretários do Governo e do município, e lamentamos profundamente a perda da menina Elóa Vitória”, diz.
Doações
O incêndio ocorrido no domingo (15), no povoado Chapadinha Sul, atingiu o assentamento 8 de Março, matando uma criança de 2 anos, além de destruir casas, móveis e deixando mais de 200 famílias desabrigadas.
Para atender às famílias, doações de alimentos, roupas, remédios estão sendo recolhidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, localizado no bairro Redenção.