Seca severa no Amazonas afeta 10 mil pessoas e causa desabastecimento

Comunidades estão sendo isoladas, embarcações estão encalhando e há problemas severos no abastecimento de insumos na cidade.

Seca severa no Amazonas | Foto: Defesa Civil/AM
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A cidade de Envira, localizada no sudoeste do Amazonas e distante 1.200 km de Manaus, enfrenta o desafio de uma das piores secas dos últimos anos. Com uma população de pouco mais de 17 mil habitantes, cerca de dez mil pessoas já estão sendo afetadas pela seca. Além disso, comunidades estão sendo isoladas, embarcações estão encalhando e há problemas severos no abastecimento de insumos na cidade.

PODE SUPERAR ANO PASSADO

Este ano, o governo do Amazonas alerta que a seca pode superar a gravidade do ano passado, considerado o pior da história do estado. Vinte das 62 cidades estão em estado de emergência, enquanto em Manaus o nível do Rio Negro já diminuiu 54 centímetros apenas em julho. 

No ano passado, a seca afetou Envira, isolando comunidades e causando problemas de abastecimento. Este ano, o fenômeno começou mais cedo na região. Em 16 de julho de 2023, o Rio Tarauacá registrava 8,55 metros, enquanto um ano depois, nesta terça-feira (16), está medindo 5,26 metros. 

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Segundo a Defesa Civil, aproximadamente sete mil pessoas na área urbana de Envira foram afetadas pela seca dos rios Tarauacá e Envira, com mais três mil enfrentando impactos na zona ribeirinha. A situação levou a prefeitura a decretar estado de emergência.

Foto: Defesa Civil de Porto Velho 

A situação em Envira é agravada pela dificuldade de acesso, geralmente feito por barco ou avião a partir de Feijó, cidade do Acre a 89 km de distância. Com a seca, esse desafio logístico se torna ainda mais complicado. No Acre, após enfrentar uma cheia recorde em fevereiro, a seca também se tornou um problema em poucos meses. 

Devido à gravidade da situação, o líder da Defesa Civil recomendou que os habitantes das áreas ribeirinhas busquem abrigo na cidade principal do município.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES