A 39ª edição do Encontro Nacional de Folguedos será realizada entre os dias 19 e 22 de agosto, na Vila Olímpica do Albertão. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Cultura, Fábio Novo. Para ele, essa é uma festa que faz parte da cultura popular do Estado e, portanto, não pode deixar de existir. A festa será realizada na Semana do Folclore.
“O Encontro reúne mais de 5 mil artistas de todo o país. Estamos fazendo um esforço para economizar gastos e garantir a realização dessa grande festa, que faz parte do calendário cultural piauiense”, diz o secretário.
Fábio Novo assumiu a secretaria no dia 29 de junho, quando já havia sido anunciado o cancelamento do evento. “Como não pôde ser realizado na data prevista – 2 a 5 de julho – escolhemos a semana do Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, para realizarmos o Encontro Nacional de Folguedos. O evento vai acontecer num local público, terá um custo menor, mas será mantida a qualidade dos anos anteriores”, explica Fábio Novo.
A equipe da Secretaria Estadual de Cultura está fechando a programação dos Folguedos, que em breve será divulgada. Tradicionalmente, a festa reúne concurso de quadrilhas e shows musicais gratuitos. A culinária é outro atrativo do Encontro. Quase 500 mil pessoas costumam prestigiar o evento todos os anos.
A idéia da Secretaria Estadual de Cultura é manter a apresentação dos grupos folclóricos, valorizando assim as manifestações culturais do nosso Estado. Uma das novidades para este ano é a feira de artesanato, que deve reunir expositores de várias cidades piauienses.