Foi realizado nas Penitenciárias de Vereda Grande em Floriano e Regional de Oeiras, o curso de ?Escolta de Preso?, voltado aos agentes do grupo de escolta e policiais militares.
O curso ministrado pelo capitão da Polícia Militar Wilson Gomes (Diretor de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça), teve duração de 20 horas e capacitou cinco agentes penitenciários e 15 policiais militares em Floriano e quatro agentes penitenciários e 18 policiais militares em Oeiras.
O curso objetiva repassar aos agentes penitenciários e policiais militares, os ensinamentos teórico-operacionais básicos, capacitando-os para atuarem de forma eficiente e padronizada no planejamento, coordenação e execução da atividade de escolta de presos.
Durante o curso foram abordados temas relevantes sobre a atividade de escolta prisional, como os aspectos legais e doutrinários, emprego de algemas e uso da força, fornecendo ao agente que atua nessa atividade os conhecimentos necessários para desenvolver suas ações de forma a garantir sua própria segurança, a dos escoltados e de terceiros, lastreado na legalidade e no respeito à pessoa humana.
Dessa forma, foram capacitados todos os grupos de escolta dos presídios do interior do Estado (Bom Jesus, Esperantina, Picos, Parnaíba, Floriano e Oeiras), num total de 48 agentes e 60 policiais militares.